Brechando/Cidades / Mais de 50 mil natalenses foram a favor do Diretas Já

Mais de 50 mil natalenses foram a favor do Diretas Já

Diretas Já em Natal

Há quase 40 anos, os brasileiros não sabiam o que era votar para presidente e no final da Ditadura Militar surgiu a campanha do Diretas Já, que foi criada senador alagoano Teotônio Vilela no programa Canal Livre da Rede Bandeirantes. A primeira manifestação pública a favor de eleições diretas ocorreu no recém-emancipado município de Abreu…

Compartilhe:

Há quase 40 anos, os brasileiros não sabiam o que era votar para presidente e no final da Ditadura Militar surgiu a campanha do Diretas Já, que foi criada senador alagoano Teotônio Vilela no programa Canal Livre da Rede Bandeirantes. A primeira manifestação pública a favor de eleições diretas ocorreu no recém-emancipado município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife em Pernambuco, no dia 31 de março de 1983.

Organizada por membros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no município, a manifestação foi noticiada pelos jornais do estado e rendeu 100 pessoas. Isso foi um fracasso? Não, outras cidades começaram a realizar a sua própria manifestação, como Goiânia, Teresina, São Paulo e Ponta Grossa, no interior do Paraná. Mas, o movimento eclodiu mesmo no ano que vem, em 1984, incluindo a participação de importantes políticos, intelectuais e artistas brasileiros. O movimento cresceu com crise econômica, quando houve a mobilização de entidades de classe e de sindicatos. A manifestação contou com representantes de diversas correntes políticas e de pensamento, unidas pelo desejo de eleições diretas para presidente da República.

Tanto que as manifestações chamaram atenção da imprensa. A maior manifestação foi em São Paulo que a investida democrata ganhou força com um evento realizado no Vale do Anhangabaú, no Centro da Capital, em pleno aniversário da cidade de São Paulo – dia 25 de janeiro. Mais de 1,5 milhão de pessoas se reuniram para declarar apoio ao Movimento das Diretas Já. O ato é liderado por Tancredo Neves, Franco Montoro, Orestes Quércia, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Luiz Inácio Lula da Silva e Pedro Simon, além de artistas e intelectuais engajados pela causa.

Mas houve Diretas Já em Natal ?

Sim, a manifestação aconteceu no dia 06 de abril de 1984, onde na capital potiguar, a manifestação aconteceu na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, onde teve a presença de Ulysses Guimarães e Tancredo Neves e Fafá de Belém, que ficou conhecida por cantar o hino nacional em todas as manifestações. Outros participantes da manifestação foi o ex-governador Aluízio Alves, o cantor Fagner, o ator Raul Cortez, a atriz Marieta Severo, o cantor Chico Buarque e políticos locais que eram a favor da aprovação da emenda Dante de Oliveira, que pedia o direito dos cidadãos brasileiros em votar para presidente da República. A Tribuna do Norte estampou a capa inteira falando sobre a manifestação. Veja a seguir:

Diretas Já em Natal

Fafá de Belém cantou para milhares de pessoas a música “Menestrel do Alagoas” na Diretas Já em Natal, a canção é uma homenagem ao Teotônio Vilela, que faleceu no ano anterior.

A mobilização começou a tarde a partir de uma passeata com concentração no Atheneu e os manifestantes carregavam as faixas com frases alusivas à campanha. O protesto foi considerado uma das maiores manifestações já realizadas na capital potiguar, que foi ultrapassado após a primeira Greve Geral de 2019. A Tribuna do Norte, de propiedade do Aluízo Alves, uma das vozes da manifestação da cidade estampou a manchete assim: “Recado foi dado no Alecrim: Natal quer Diretas”.

Apesar de inúmeros protestos, o congresso reprovou a emenda Dante de Oliveira e somente conseguiram eleger um presidente civil na última eleição indireta no ano de 1985, no qual Tancredo Neves venceu o Paulo Maluf, que era apoiado pelos militares e dando o fim aos 21 anos de chumbo. Após a vitória de Tancredo Neves, os natalenses comemoraram com uma grande festa com a BandaGália na rua e a imprensa estimou a participação de mais de 30 mil pessoas.

Foto acima do título: Tribuna do Norte.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus