Brechando/Artistas Potiguares / Oriano de Almeida: pianista radicado em Natal e conhecedor de Chopin

Oriano de Almeida: pianista radicado em Natal e conhecedor de Chopin

Oriano de Almeida

Esse rapaz da foto acima se chama Oriano de Almeida, pianista famoso na capital potiguar e um amplo conhecedor de Frederic Chopin, músico polonês radicado na França. Ele nasceu no dia 15 de julho de 1921, sendo filho de Raymundo Correa de Almeida e Oneglia Correa de Almeida. Quando tinha 8 anos, a família mudou-se…

Compartilhe:

Esse rapaz da foto acima se chama Oriano de Almeida, pianista famoso na capital potiguar e um amplo conhecedor de Frederic Chopin, músico polonês radicado na França. Ele nasceu no dia 15 de julho de 1921, sendo filho de Raymundo Correa de Almeida e Oneglia Correa de Almeida. Quando tinha 8 anos, a família mudou-se para Natal, a terra de seu pai. Foi lá que começou a sua carreira musical, quando aprendeu piano com o tio Waldemar de Almeida, no ano de 1936.  Aos 12 anos recebeu o diploma do curso de piano do Instituto de Música do Rio Grande do Norte e

No Rio de Janeiro, presenciou aulas da notável pianista Magdalena Tagliaferro. Oriano desenvolveu de tal maneira o seu talento para a música que acabou se tornando um dos principais intérpretes de Fredéric Chopin, apresentando-se em sucessivas temporadas internacionais. Confira uma de suas perfomances a seguir:

Autor do movimento de renovação de extrema importância conhecido como “Grupo Música Viva”, o musicólogo empreendeu, na Rádio MEC, um trabalho de divulgação de música clássica e, em paralelo aos prêmios por ele recebidos, obteve reconhecimento popular, tornando-se o primeiro pianista brasileiro a adquirir o status de estrela da televisão ao responder no programa “O Céu é o Limite”, da extinta TV Tupi, durante semanas seguidas, sobre a vida e a obra do citado Fredéric Chopin, mostrando que realmente sabia do artista.

Em Natal, realizou inúmeras apresentações entre 1938 e 1987. Adotou a prática dos recitais-aula, onde explicava o que tocava e falava sobre os autores e estilos musicais. Instalou o “Curso Oriano de Almeida”, formando inúmeros pianistas natalenses. Foi contratado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1981 e passou a residir em Natal, onde faleceu em 2004. Por seu reconhecido mérito, conquistou o privilégio de substituir Luís da Câmara Cascudo na cadeira da Academia Norte-riograndense de Letras. Na UFRN, será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa.

Ao longo dos anos, tornou-se uma figura importante no desenvolvimento da música e das atividades artísticas e culturais do Estado, tendo recebido várias medalhas e diplomas por participar e ajudar muitas realizações das instituições teatrais e culturais do RN. Intérprete de Chopin, participou de vários concursos musicais, nacionais e internacionais. Considerado um dos maiores pianistas do Brasil, fez diversas apresentações na Europa e nos Estados Unidos. Foi eleito sócio efetivo do Instituto Histórico Geográfico do RN, em 1984.  Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, ocupou a cadeira número 13, cujo primeiro ocupante foi Luís da Câmara Cascudo.

Publicou diversas obras, entre elas: “Um pianista fala de música” (1976); “A música através dos tempos – do séc. XVII ao XX ” (1991); “Magdalena dona Magdalena: minhas lembranças de Magda Tagliferro” (1993), “Paris… nos tempos de Debussy” (1997) e “Prelúdios Potiguares” (2001). Faleceu, em Natal, em 11 de maio de 2004.

Na Rua Conceição, no bairro de Cidade Alta, existia um museu mostrando um pouco da sua história, desde o diploma do Instituto de Música até fotos de suas apresentações. Hoje, o Memorial Oriano de Almeida se encontra fechado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus