Brechando/Cidades / A morte do Hotel Reis Magos

A morte do Hotel Reis Magos

Hotel Reis Magos foi demolido essa semana após perder um longo processo em relação ao tombamento do prédio

Compartilhe:

Começou o processo de demolição do Hotel Reis Magos nesta quarta-feira (8). O Governo do Estado desistiu do processo de tombamento, que foi expedido pelo Tribunal de Justiça do RN, dando carta branca para a Prefeitura do Natal emitir a autorização da demolição.

A estrutura tem 54 anos e foi inaugurada na gestão de Aluízio Alves para impulsionar o turismo potiguar. O prédio, localizado na praia do Meio, está sendo decidido judicialmente para saber se será demolido ou não. Desde 1995 está inativo, quando o hotel foi vendido para o Hotéis Pernamuco, onde inicialmente prometia uma reforma para dar continuidade nas atividades no que seria o primeiro hotel de luxo em Natal e um marco no setor de turismo não só em Natal, mas em todo o Rio Grande do Norte.

Hoje, o que foi um dos cartões-postais da cidade, ele está completamente abandonado, entregue ao lixo, a deterioração e de vez em quando pessoas invadem o local para roubar alguns móveis que restaram.

O Prefeito Álvaro Dias, que é a favor dos prédios na orla da cidade, acompanhou de perto o processo de demolição. Veja a foto de Ridalvo Felipe, do jornal “O Público”.

Hotel Reis Magos
Prefeito feliz com a derrubada do hotel (Foto: Ridalvo Felipe)

As fotos feitas minutos antes da demolição foram feitas pela arquiteta Bárbara Rodrigues.

O Hotel Reis Magos dando seu último suspiro (Foto: Bárbara Rodrigues)

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE-RN) realizou uma vistoria das ruínas do Reis Magos e constatou que é possível a recuperação do prédio, porém seu custo seria 10 vezes o valor da demolição.

As partes mais graves são a fachada e o prédio em anexo à construção original. Aqui o registro do que foi constatado pela equipe. Confira:

O grupo [R]existir, formado por arquitetos, luta há anos contra a demolição do hotel, comentou sobre o laudo e uma possível esperança de não o derrubar. Confira a nota completa a seguir:

O IAPHACC, o Coletivo [R]Existe Reis Magos e demais entidades preocupadas com o patrimônio e a cultura de nossa cidade tem acompanhado a discussão sobre a preservação x demolição do Hotel Internacional Reis Magos, sempre se posicionando de maneira firme pelo debate qualificado, pela produção de conteúdo e de estudos, pelo estímulo à reflexão sobre o tema e sobre a necessidade de assumirmos de vez, como sociedade, que nossos bens materiais e naturais são nosso ativo (econômico, cultural e social) mais importante. É impossível construirmos uma proposta de desenvolvimento sustentável jogando fora nosso patrimônio.

Neste sentido, sempre discordamos do discurso de um determinado “senso comum” que afirmava que o edifício do HIRM não passa de uma ruína. Esse discurso é um equívoco técnico e conceitual que só tem interessado a quem quer embaralhar a discussão, a quem está interessado em tumultuar qualquer tentativa de solução.

É bem verdade que o Hotel se encontra abandonado pelo grupo proprietário há mais de vinte anos, sem manutenção, sem quaisquer cuidados mínimos, o que acarretou o comprometimento do seu estado de conservação. Contudo, como já atestavam estudos preliminares, isso não comprometeu a vida útil ou a integridade estrutural do edifício. 

Agora, de maneira definitiva, o Instituto IAPHACC recebeu laudo pericial do respeitado, idôneo e independente Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE-RN) que comprova que não há risco de desabamento da estrutura do prédio do Hotel Reis Magos. Mais ainda, o laudo atesta que a estrutura é, sim, plenamente recuperável, como sempre defendemos.

O link do laudo pode ser conferido a seguir.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus