Brechando/Cidades / Por que temos uma cidade que se chama Venha-Ver ?

Por que temos uma cidade que se chama Venha-Ver ?

A cidade de Venha-Ver fica no extremo oeste do estado, na região do Alto Oeste Potiguar,e abriga o ponto mais alto do Rio Grande do Norte, a Serra do Coqueiro. Com uma população predominante católica, o município abriga o Santuário Frei Damião, que atrai centenas de fiéis anualmente. Mas, por que ela tem esse nome…

Compartilhe:

A cidade de Venha-Ver fica no extremo oeste do estado, na região do Alto Oeste Potiguar,e abriga o ponto mais alto do Rio Grande do Norte, a Serra do Coqueiro. Com uma população predominante católica, o município abriga o Santuário Frei Damião, que atrai centenas de fiéis anualmente. Mas, por que ela tem esse nome peculiar ?

Uma explicação para a origem do termo “Venha-Ver” é contada pelos mais antigos. Dentre elas, a mais falada e mais conhecida por patriarcas se refere a um namoro entre uma filha de um fazendeiro e um de seus escravos. O fazendeiro ficou descontente com essa amizade, mandando sua filha para uma outra região. Algum tempo depois, esse fazendeiro foi à procura de sua filha em uma manhã, no dia de sua partida, quando recebeu de uma de suas escravas a informação de que sua filha estaria proseando com o namorado. O fazendeiro não acreditou na conversa, por isso, a escrava que havia contado essa história chamou a filha do fazendeiro para comprovar que a informação era verdadeira. A escrava, enfrentando o patrão revoltado, disse Venha ver. Algum tempo depois, esse povoado passaria a se chamar de “Venha-Ver”.

Outra explicação para a origem do nome é relacionada aos fortes traços de cultura judaica na região, visto que a cidade foi originada por duas famílias: uma de judeus e outra de holandeses. Por falar em judeus, muitos naquela época eram considerados cristãos novos, quando um judeu recém-covertido ao catolicismo praticava atos em favor da cultura judaíca. Alguns dizem que o nome da cidade é a fusão da forma verbal “vem” (forma conjugada da terceira pessoa do singular do presente do indicativo da forma verbal vir, em língua portuguesa) com o termo hebraico “chaver” (que se pronuncia ráver), cujo significado é amigo, companheiro.

Até hoje não se sabe qual é a origem correta da história.

No entanto sabemos que Venha-Ver pertencia a cidade de São Miguel, crescendo na produção agrícola e a nível populacional. Em 12 de agosto de 1963, se transformou no distrito de “Padre Cosme”, pertencente ao município de São Miguel. Finalmente, em 26 de junho de 1992, o distrito de Padre Cosme ganhou autonomia política, através da lei estadual nº 6 302, desmembrando-se do município de São Miguel e tornando-se município do Rio Grande do Norte, com o nome de Venha-Ver.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus