Brechando/Curiosidades / Brechando uma exposição inédita dos 90 anos do Mickey no Brasil

Brechando uma exposição inédita dos 90 anos do Mickey no Brasil

Assim como a Mônica está para Maurício de Sousa, o Mickey Mouse está para o Walt Disney. O personagem foi alicerce para construir o mundo mágido da Disney, no dia 18 de novembro de 1928, porém a sua primeira apresentação foi em um desenho sonoro intitulado “Steamboat Willie”, que foi o primeiro desenho animado sonoro,…

Compartilhe:

Assim como a Mônica está para Maurício de Sousa, o Mickey Mouse está para o Walt Disney. O personagem foi alicerce para construir o mundo mágido da Disney, no dia 18 de novembro de 1928, porém a sua primeira apresentação foi em um desenho sonoro intitulado “Steamboat Willie”, que foi o primeiro desenho animado sonoro, apresentado no Colony Theatre em Manhattan, Nova Iorque. Sua dublagem a era desempenhada pelo próprio Walt Disney (entre 1928 e 1946). Depois de Walt Disney, foi James G. MacDonald que assumiu a vocalização do Mickey e em 1977, Wayne Allwine, um aprendiz de James G. MacDonald que foi a voz do Mickey até a sua morte em 2009. Atualmente, Mickey é dublado por Bret Iwan.

Inicialmente batizado de Mortimer, o personagem teve seu nome alterado para Mickey Mouse por sugestão de Lillian Bounds, esposa de Disney, que considerava o primeiro nome formal demais para o personagem. Inicialmente, Mickey bebia e fumava, mas a popularidade que ganhou em pouco tempo foi tão grande que Walt Disney resolveu torná-lo politicamente correto já em 1930.

Em janeiro, a cidade de São Paulo recebeu uma exposição para comemorar os 90 anos, no qual vai ficar no Shopping JK Iguatemi até abril deste ano.

Meu amigo ator, e agora Youtuber potiguar, Fred Merlim, mostrou nas suas redes sociais e deixou a gente compartilhar algumas fotos de sua aventura nesta exposição, no qual podia pintar algumas tirinhas que estavam expostas na parede com lápis da Faber-Castell, capas dos almanaques do Mickey que foram um sucesso no Brasil na década de 60 e 70, além de mostrar uma linha do tempo deste idoso ratinho, bastante carismático até hoje para a criançada.

De acordo com Fred, “a exposição é incrível e dificilmente as pessoas vão sair tristes. Emociona desde as crianças até os adultos”.   A magia começa em um túnel do tempo com as evoluções do personagem, seguindo para uma réplica dos estúdios de Walt Disney – onde tudo começou – com mesas de luz e flipbooks para o público interagir e entender os princípios da animação. A exposição traz até o barco de Steamboat Willie, com direito ao Mickey em preto e branco igual no curta.

Como não poderia faltar, público vai conferir também A Casa do Mickey Mouse, série de desenho animado do canal Disney Junior, além do cenário do Clube do Mickey – primeira série de televisão da Walt Disney Productions lançada em 1955. É lá no clube que os visitantes poderão deixar uma cartinha de aniversário para o personagem. Claro que o Fred, deixou a sua cartinha desejando aquele efusivo abraço de parabéns (fotos no final do post).

A exposição traz ainda um espaço que destaca a revolução no mundo da animação, graças a Walt Disney, com a Câmera Multiplano (Paralax), que trouxe profundidade aos desenhos animados. Nesse espaço foi criado para ser totalmente para que o público possa entender o funcionamento dessa inovação tecnológica na animação.

Os visitantes terão acesso também a diversos cenários lúdicos e interativos como, uma projeção do show de fogos da Disney, Happily Ever After, e photo opportunity inspirado na Main Street, avenida principal do Magic Kingdom, um dos parques do complexo Walt Disney World Resort, na Flórida.

A exposição é realizada pela ONG Orientavida, que apoia  famílias de baixa renda. No final do trajeto, inclusive, terá uma loja com diversas opções de produtos licenciados, de peças de decoração a vestuário, feitas à mão pelas artesãs da instituição. E quem quiser ainda poderá personalizar pelúcias por lá. Toda a venda dos produtos Orientavida será revertida para a ONG, que tem como missão solucionar a vulnerabilidade de mulheres e famílias de baixa renda por meio de capacitação de mão de obra feminina.

Esta é a primeira vez no Brasil que o personagem mais famoso do mundo terá uma exposição exclusiva em sua homenagem. A “Exposição Mickey 90 anos” é patrocinada pelo Ministério da Cultura e a Bradesco Seguros.

Confira as fotos das brechadas de Fred a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus