Brechando/Cidades / Coletivo de cinema promove oficina de audiovisual nas Rocas e Passo da Pátria

Coletivo de cinema promove oficina de audiovisual nas Rocas e Passo da Pátria

Na próxima semana, entre os dias 14 a 18 de maio, o coletivo Urbanocine realizará uma oficina com jovens de 13 a 18 anos de ambas as comunidades receberão oficinas de Roteiro, Som Direto, Social Youtubers e Holografia 3D. Serão 4 oficinas de 4 horas a aula cada e ​está prevista ainda ​a ​exibição de…

Compartilhe:

Na próxima semana, entre os dias 14 a 18 de maio, o coletivo Urbanocine realizará uma oficina com jovens de 13 a 18 anos de ambas as comunidades receberão oficinas de Roteiro, Som Direto, Social Youtubers e Holografia 3D. Serão 4 oficinas de 4 horas a aula cada e ​está prevista ainda ​a ​exibição de filmes p​ara os alunos a cada encontro.  As atividades acontecerão nas Rocas e Passo da Pátrias, bairros carentes localizados na zona Leste de Natal.

Lá, os jovens vão mostrar o resultado durante o Festival de Cinema Goiamum, que acontecerá no dia 10 de junho, no Solar Bela Vista, um dos prédios que fazem parte do Centro Histórico de Natal.

Coletivo UrbanoCine é escolhido n​o edital para agentes formadores criativos do 9º Goiamum Audiovisual através do edital “Goiamum Abraça”.

O Goiamum Abraça é uma das ações de inclusão do Goiamum Audiovisual, festival realizado pela Ong Olhares em parceria com a Casa de Produção. A nova edição acontecerá de 6 a 10 de junho, e vai abordar acessibilidade, integração cultural, formação e memória em seminários, oficinas e várias mostras.

A primeira edição ocorreu em 2015, com a realização de oficinas na comunidade de desabrigados conhecida como Leningrado, no bairro do Planalto. A oficina foi além do produto realizado. Des​ta aproximação se consolidou a produção do documentário “Leningrado – Linha 41”, premiado filme da diretora Dênia Cruz, aprovado no edital Cine Natal (Prefeitura de Natal/Ancine) que aborda situação de vulnerabilidade e a luta por moradia digna.

A oficina do Goiamum Abraça tem um resultado prático que pode ser desde a realização de vários filminhos ou um produto coletivo, onde os jovens são os protagonistas. Esses jovens vão conhecer o festival na condição de realizadores, assistir aos seus filmes na tela, a mesma tela onde os artistas renomados também exibem seus filmes.

Produções do audiovisual que serão exibidos

Através da assessoria de imprensa, a organização do Goiamum vai divulgar os filmes que participarão no dia 15 de maio, que participarão de mostras competitivas e especiais. Durante 20 dias, a produção do Goiamum Audiovisual recebeu projetos de todo os lugares, com propostas de desenvolvimento do audiovisual potiguar voltados para jovens em situação de vulnerabilidade social e cultural. A diretora e idealizadora do Goiamum Audiovisual, Keila Sena, lembra que a criação de um edital voltado para as comunidades surgiu de uma reflexão durante o encontro de realizadores no Goiamum de 2015, sobre a necessidade de se capacitar as pessoas que estão distantes dos meios culturais e não tem acesso à formação nesta área.

O Goiamum Audiovisual 2018 é viabilizado com recursos da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura/Governo Federal, através de edital para festivais de cinema. O festival também é parceiro do SESI/Fiern (Serviço Social da Indústria) e terá como sede oficial o Solar Bela Vista, casarão cultural que é exemplo de prédio histórico com acessibilidade.

​​

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus