Brechando/Cidades / Vereadora de Natal responde o porquê de não existir “Dia do Orgulho Hetéro”

Vereadora de Natal responde o porquê de não existir “Dia do Orgulho Hetéro”

Quantas vezes você já ouviu aquele parente chato dizendo: “Todo mundo quer ser gay e deveria criar um dia do orgulho hétero”. Ou esse seguinte período: “Os gays querem força todo mundo que seja assim.”. A vontade é partir para a irracionalidade, porém a vereadora Natalia Bonavides resolveu falar da importância do Dia do Orgulho…

Compartilhe:

Quantas vezes você já ouviu aquele parente chato dizendo: “Todo mundo quer ser gay e deveria criar um dia do orgulho hétero”. Ou esse seguinte período: “Os gays querem força todo mundo que seja assim.”. A vontade é partir para a irracionalidade, porém a vereadora Natalia Bonavides resolveu falar da importância do Dia do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) em Natal, que foi aprovada nesta terça-feira (5) em Sessão Ordinária na Câmara Municipal do Natal (CMN).

Ela respondeu o vereador Cícero Martins, pedindo para que fosse adicionada no projeto de lei “Dia do Orgulho LGBT e Hétero”, alegando que os héteros não fossem excluídos. Este é o mesmo vereador que disse que a CMN era “lugar de homem“.

“Vereador gostaria que o senhor me trouxesse pesquisas de quantos casais heterossexuais foram expulsos de casa, agredidos, sair das escolas ou mortos por serem desse jeito”, questionou a parlamentar.

O vídeo completo pode ser visto a seguir:

Uma vitória: Aprovaram a Semana da Cidadania LGBT

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (05), a Câmara Municipal de Natal aprovou o Projeto de Lei nº 169/2017, de autoria da vereadora Natália Bonavides (PT) e do vereador Dickson Nasser Júnior (PSDB), que institui a “Semana da Cidadania LGBT” na capital potiguar. A iniciativa será inserida no Calendário Oficial de Eventos do Município e sua realização marcada para acontecer anualmente na terceira semana do mês de maio de cada ano. O evento contará com apresentações de música e dança, festas, debates, palestras, atividades esportivas e culturais, entre outras atrações, com vistas a divulgar os direitos e dar visibilidade à comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgênero.
Pesquisas recentes apontam que Natal ocupa o 5º lugar no ranking das capitais que mais matam pessoas LGBT. Um estudo feito em 2016 pelo GGB (Grupo Gay da Bahia) mostra que a cidade tem uma taxa de 6,96 assassinatos de pessoas LGBT por cada milhão de habitantes. No ano passado foram mortas 343 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no Brasil – um recorde levantado pelos institutos de pesquisa nos 37 anos em que compilam o número de vítimas fatais da homofobia.
O projeto foi aprovado, mas não sem antes enfrentar um intenso debate no plenário da Casa, com opiniões contra e a favor do projeto. O vereador Cícero Martins (PTB), por sua vez, propôs uma emenda sugerindo que a iniciativa passasse a se chamar “Semana da Cidadania LGBT e Heterossexual”, proposta que foi rejeitada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus