Home/Curiosidades / O Que é esse Caranguejo no meio da Via Costeira?

O Que é esse Caranguejo no meio da Via Costeira?

Muita gente deve ter achado estranho enquanto caminhava na Via Costeira essa escultura na areia e sem algum motivo aparente. A obra já saiu de lá, porém deixou muita gente curiosa. A atividade faz parte do roteiro da mais recente obra do artista plástico Guaraci Gabriel. O nome da obra é “Pé de Mangue –…

Compartilhe:

Muita gente deve ter achado estranho enquanto caminhava na Via Costeira essa escultura na areia e sem algum motivo aparente. A obra já saiu de lá, porém deixou muita gente curiosa. A atividade faz parte do roteiro da mais recente obra do artista plástico Guaraci Gabriel.

O nome da obra é “Pé de Mangue – A Incerteza Certa”. A peça traz as formas de um caranguejo Goiamum. A escultura metálica tem seis metros de altura e sete toneladas.

Guaraci demorou quatro semanas para montar a obra que já era planejada há quatro anos. Ele é conhecido por fazer esculturas utilizando sucata como matéria-prima para as suas obras de artes, que são bastante famosas em Natal, Mossoró e diversas cidades brasileiras.

Aqui em Natal, por exemplo, tem obra numa praça do conjunto Alvorada IV, no Beco da Quarentena, na Cidade da Criança e dentre outros. É de Guaraci o design nos troféus que são dados aos artistas no Prêmio Hangar de Música, que acontece anualmente na capital potiguar.

Artista com 30 anos de carreira, ele esteve no Guiness Book, o livro dos recordes, por uma obra, em 1998, exposta na Via Costeira de 50 toneladas. O livro dos recordes considerou, à época, que era a maior obra de material reciclado do mundo. Escultor com experiência internacional e reconhecido mundialmente, ele usa sucata e restos de ferro para fazer as espalhar as suas obras.

As últimas obras dele foram uma homenagem ao jogador Marinho Chagas, montada durante a Copa do Mundo na Praça da Árvore e uma estátua, feita em Mossoró, em homenagem a Celina Guimarães, a primeira mulher a votar no Brasil.

O animal metálico foi montado sobre um veículo, um fusca e já ficou na frente da Pìnacoteca do Estado, no bairro de Cidade Alta, por alguns meses, no qual foi pichada por pessoas que nunca foram identificadas. O picho foi mantido por Guaraci. 

Depois da Via Costeira, a intenção é levar a obra para a Ponte Newton Navarro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus