Brechando/Cidades / Mais uma cidade terá chapa única no Rio Grande do Norte?

Mais uma cidade terá chapa única no Rio Grande do Norte?

Durante o período eleitoral, o Brechando colocará curiosidades estranhas em cada cidade, visto que este período para escolher administradores públicos podem ser consideradas estranhos. Eleições é sinônimo de confusão, principalmente nos municípios pequenos, que se torna quase uma guerra. Em Serra de São Bento, por exemplo, uma exoneração de uma candidata pode fazer com que a…

Compartilhe:

Durante o período eleitoral, o Brechando colocará curiosidades estranhas em cada cidade, visto que este período para escolher administradores públicos podem ser consideradas estranhos. Eleições é sinônimo de confusão, principalmente nos municípios pequenos, que se torna quase uma guerra.

Em Serra de São Bento, por exemplo, uma exoneração de uma candidata pode fazer com que a cidade tenha apenas uma chapa se candidatando. Vamos explicar o roçoio a seguir.

O Portal Agora RN divulgou a informação que a candidata à prefeita de Serra de São Bento, Luana Morais, teve sua candidatura interrompida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).  Ela tem 27 anos e atua como dentista, tendo uma clínica na região.

Assim como Lucrécia, Serra de São Bento agora terá apenas uma pessoa como candidato. Entretanto, a informação não foi confirmada pelo tribunal. A história é bem barraco de eleição do interior. A candidata a prefeita de Serra de São Bento pela coligação “Pra Serra Crescer de Novo”, Luana Morais (PMDB), estaria fora da disputa eleitoral e a sua candidatura não seria homologada pelo tribunal, por ela ter sido demitida da prefeitura daquele município.

Por enquanto, o TRE ainda não atualizou as informações.

Para ser candidato precisa estar empregado, segundo as regras das eleições.

Ela tinha apoio de vários políticos importantes, como o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Pereira.  Sem contar que era a maior coligação que o município já teve. Morais foi demitida em junho deste ano pelo prefeito Emanuel Faustino, candidato à releição, por ser “funcionária fantasma” e nunca ter dado um único dia de expediente, na qual ela nega.

Entretanto, havia obtido, através da justiça, uma liminar com o objetivo de viabilizar a sua candidatura a prefeita do município.  É filha de Chico Erasmo, que também foi prefeito da cidade e faz oposição ao Emanuel Faustino.

Nas redes sociais, Morais disse que ainda é candidata:

Ela foi demitida por abandono de serviço público. Tentou, depois, desmanchar o processo administrativo na justiça. Posteriormente a isso, a Prefeitura a demitiu “a bem dos serviço público, por abandono de emprego”. A demissão foi publicada no Diário Oficial em julho desse ano, o que levou Luana a alegar a impossibilidade de ser demitida em período eleitoral, o que lhe rendeu uma liminar favorável.

Com isso, ela fica inelegível, porque quem é demitida a bem do serviço público fica sem poder disputar mandato público eletivo por um período de oito anos, e o juiz eleitoral não pode deferir o seu registro de candidatura.

Um outro blog, porém, comenta que a briga acontece desde o início do ano. O prefeito exonerou a candidata. Luana, porém, recorreu judicialmente e com isso o Juiz da Comarca de São José do Campestre deferiu pedido de liminar a favor de Luana. P prefeito recorreu, e o desembargador Amaury Sobrinho suspendeu provisoriamente os efeitos da decisão de primeiro grau que havia considerado nula a exoneração de Luana Morais.

Assim surgiu a confusão política.  E agora? Vai ser chapa única ou não?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus