Brechando/Cidades / Quais são os ônibus que possuem wi-fi agora?

Quais são os ônibus que possuem wi-fi agora?

Além das duas estações de transferência, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), resolveu colocar o sistema de internet wi-fi em cinco por cento das frotas de ônibus existentes em Natal. Vale lembrar que atualmente a passagem está custando quase três reais e a frota é composta por carros antigos e…

Compartilhe:

Além das duas estações de transferência, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), resolveu colocar o sistema de internet wi-fi em cinco por cento das frotas de ônibus existentes em Natal. Vale lembrar que atualmente a passagem está custando quase três reais e a frota é composta por carros antigos e sem ar-condicionado.

Segundo a prefeitura, por enquanto o programa é piloto e funcionará em fase experimental apenas em alguns veículos das linhas já citadas, mas a ideia é contemplar, em breve, em 100% todo o sistema de transporte público da cidade.

A primeira fase do Wi-fi foi inaugurada nesta sexta-feira (6), onde o prefeito Carlos Eduardo Alves chegou a adesivar um dos ônibus. As linhas que estão com a internet são: 2,8,28,35,60,64,68,70,72,75/01,77,79,84, 15/16, 17/78,64/43,10/29 e 78/47.  Para acessar é só procurar aquele carro tem que ter o adesivo. Portanto, não são todos os ônibus dessa linha que ainda possui net para acessar ao zap-zap.

Como faz para ter acesso? O usuário procura a rede WiFi, realiza o cadastro e depois já pode usar a internet.

Essa ideia já é inserida em outras cidades brasileiras. Há dois anos, São Paulo instalou redes de internet dentro do transporte público. Para acessar a internet, basta estar dentro de um ônibus paulistano que possua o adesivo indicador de Wi-Fi na frente; não é necessário digitar nenhuma senha.

O usuário entra no veículo, liga o sistema wi-fi de seu aparelho de celular ou notebook, digita a senha de autenticação de acesso do sistema e se conecta com a internet durante toda a viagem. Dentro do ônibus, um roteador garante a redistribuição do sinal para os usuários, independente do número de passageiros.

Comentários na fanpage da Prefeitura do Natal 

Apesar da novidade, muita gente veio à fanpage da Prefeitura do Natal para criticar o atendimento no transporte público:

Bom, se melhorar a segurança não só dentro como fora do ônibus também aí fica massa! Porque não adianta nada colocar wifi em terminais e coletivos se a população tem receio de navegar por causa dos assaltos infelizmente crescentes em Natal.

Verônica Xavier

Teve gente que argumentou que o wi-fi pode estimular ainda mais o aumento de roubo de celulares:

Wifi nos ônibus é mais chama ladrão. Se as empresas dos ônibus, pagasse aos passageiros, os celulares e bens perdidos ou melhor furtados dentro dos ônibus, tudo seria diferente.

Andreza Moura

Mas, outras pessoas defenderam o novo serviço:

E se as pessoas invés de só reclamar, deixassem de comprar telefone roubado??? Assim não teria mais sentido os ladrões roubarem telefone de ninguém, mas se roubam, é porque encontra comprador pra incentivar o comércio deles, depois reclamam 🙄
Aí o povo pensa que só por causa do WiFi, vão roubar mais que antes kkkkkkkkkkk esse povo é uma comédia, Hoje em dia todos tem um telefone na bolsa, precisa de WiFi no ônibus não, estão só fazendo polêmica pq brasileiro é assim mesmo.

Charline Lobato

Alguns ainda lembraram da questão de acessibilidade que ainda está em falta em alguns ônibus da cidade:

E a acessibilidade para os que precisam. Idosos, portadores de deficiência e com mobilidade reduzida, grávidas???? As pessoas precisam de um sistema de transporte que as respeite e lhe dê cidadania, não de WIFI. Em que mundo vcs vivem?

Jean Freitas

Observação: Mantivemos os comentários a partir da linguagem que é bastante comum utilizada nas redes sociais, também conhecida como internetês.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus