Brechando/Cidades / Nova Descoberta vai receber feira em homenagem aos povos nativos

Nova Descoberta vai receber feira em homenagem aos povos nativos

Nova Descoberta nativos

Sob a organização do Coco Juremado RN, o evento de Nova Descoberta vai mostrar um pouco da cultura dos povos nativos. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

O Rio Grande do Norte surgiu após a ocupação das tribos potiguara e tapuias nas suas terras. Os primeiros ficaram nas margens do rio Potengi e também nas dunas que hoje formam o bairro de Nova Descoberta, que surgiu nos 70. Sabendo disso, o bairro vai receber a 1ª Feira de Culturas Tradicionais, previsto para acontecer dia 27 de agosto, no Flechas. Simplesmente, o local é um Ponto Cultural de Coco Juremado, das 10h às 20 horas.

O Juremado, jocosamente conhecido como Catimbó, visto que tem influência europeia, africana e indígena. Embora a maior parte dos pesquisadores afirme que deriva da língua tupi antiga.

É um culto híbrido, nascido dos contatos ocorridos entre as espiritualidades dos três povos citados, contatos esses que se deram em solo brasileiro, a partir do século XVI, com o advento da colonização. Contudo, o termo catimbozeiro usa-se para designar os adeptos do catimbó ofensivamente qualquer praticante de religião de matrizes indígenas e africanas.

Nova Descoberta nativos

O evento de Nova Descoberta em homenagem aos nativos

O evento, que vai acontecer na Rua Claudionor Figueiredo, é totalmente gratuito, é uma iniciativa do Mestre Gilvan Aiquoc, que desde 2018 realiza eventos com o propósito de fortalecer a cultura popular e combater as intolerâncias racial, cultural e religiosa contra os povos de matrizes tradicionais. Além disso, ele faz parte do edital de Economia Criativa 2023, com o apoio do SEBRAE, instituição referência no fomento à economia criativa e no incentivo ao desenvolvimento de pequenos negócios. 

A feira busca contemplar toda a população de Natal, promovendo a cidadania cultural e a diversidade étnica. Será uma oportunidade única para celebrar e valorizar as práticas artísticas dos povos afro-ameríndios, indígenas e povos de terreiro.

Com uma  programação diversificada, o evento contará com apresentações artísticas, exposições de artesanato tradicional, gastronomia típica, oficinas e muito mais! 

Programação

A programação do evento promete encantar o público com atrações que enaltecem as raízes culturais do Rio Grande do Norte. Entre as atrações confirmadas, teremos o Afoxé Estrela da Manhã, o Toré com Luiz Katu, Boi de Reis, Roda de Peteca e o Coco Juremado RN As Flechas. Além disso, um Coco de terreiro direto do Ceará, o Coco da Dona Geralda, e o público ainda desfrutará de algumas atrações surpresas. 

Expositores 

Com artistas e artesãos como Ilá Iyabá, Omi Lami Atelier, Acarajé da Dani, Dona Sete Atelier, a feira também será uma oportunidade para conhecer o talento desses e de diversos outros expositores, que trarão produtos e serviços como bolsas personalizadas, brincos, pulseiras, amuletos mágicos, terapias integrativas, cachimbos, petecas, biojoias, produtos terapêuticos naturais, cosméticos, comidas e muito mais. 

Para saber mais do evento de Nova Descoberta em homenagem aos nativos, acompanhe este Instagram.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus