Nova Descoberta vai receber feira em homenagem aos povos nativos

Nova Descoberta vai receber feira em homenagem aos povos nativos

Compartilhe:

O Rio Grande do Norte surgiu após a ocupação das tribos potiguara e tapuias nas suas terras. Os primeiros ficaram nas margens do rio Potengi e também nas dunas que hoje formam o bairro de Nova Descoberta, que surgiu nos 70. Sabendo disso, o bairro vai receber a 1ª Feira de Culturas Tradicionais, previsto para acontecer dia 27 de agosto, no Flechas. Simplesmente, o local é um Ponto Cultural de Coco Juremado, das 10h às 20 horas.

O Juremado, jocosamente conhecido como Catimbó, visto que tem influência europeia, africana e indígena. Embora a maior parte dos pesquisadores afirme que deriva da língua tupi antiga.

É um culto híbrido, nascido dos contatos ocorridos entre as espiritualidades dos três povos citados, contatos esses que se deram em solo brasileiro, a partir do século XVI, com o advento da colonização. Contudo, o termo catimbozeiro usa-se para designar os adeptos do catimbó ofensivamente qualquer praticante de religião de matrizes indígenas e africanas.

Nova Descoberta nativos

O evento de Nova Descoberta em homenagem aos nativos

O evento, que vai acontecer na Rua Claudionor Figueiredo, é totalmente gratuito, é uma iniciativa do Mestre Gilvan Aiquoc, que desde 2018 realiza eventos com o propósito de fortalecer a cultura popular e combater as intolerâncias racial, cultural e religiosa contra os povos de matrizes tradicionais. Além disso, ele faz parte do edital de Economia Criativa 2023, com o apoio do SEBRAE, instituição referência no fomento à economia criativa e no incentivo ao desenvolvimento de pequenos negócios. 

A feira busca contemplar toda a população de Natal, promovendo a cidadania cultural e a diversidade étnica. Será uma oportunidade única para celebrar e valorizar as práticas artísticas dos povos afro-ameríndios, indígenas e povos de terreiro.

Você pode ler também:  Quadrinista da Turma da Mônica vem para Natal

Com uma  programação diversificada, o evento contará com apresentações artísticas, exposições de artesanato tradicional, gastronomia típica, oficinas e muito mais! 

Programação

A programação do evento promete encantar o público com atrações que enaltecem as raízes culturais do Rio Grande do Norte. Entre as atrações confirmadas, teremos o Afoxé Estrela da Manhã, o Toré com Luiz Katu, Boi de Reis, Roda de Peteca e o Coco Juremado RN As Flechas. Além disso, um Coco de terreiro direto do Ceará, o Coco da Dona Geralda, e o público ainda desfrutará de algumas atrações surpresas. 

Expositores 

Com artistas e artesãos como Ilá Iyabá, Omi Lami Atelier, Acarajé da Dani, Dona Sete Atelier, a feira também será uma oportunidade para conhecer o talento desses e de diversos outros expositores, que trarão produtos e serviços como bolsas personalizadas, brincos, pulseiras, amuletos mágicos, terapias integrativas, cachimbos, petecas, biojoias, produtos terapêuticos naturais, cosméticos, comidas e muito mais. 

Para saber mais do evento de Nova Descoberta em homenagem aos nativos, acompanhe este Instagram.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí