Brechando/brechadas / Uma rara foto da Biblioteca Central da UFRN em obras

Uma rara foto da Biblioteca Central da UFRN em obras

Biblioteca Central UFRN obra

A Biblioteca Central da UFRN divulgou nas suas redes sociais de como era a sua estrutura quando ainda estava em obra. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

A Biblioteca Central da UFRN divulgou nas suas redes sociais de como era a sua estrutura quando ainda estava em obra. Saiba mais no Brechando!

A imagem acima mostra a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) ainda em sua fase de construção. A postagem da Biblioteca Central da UFRN em obra rendeu bastante comentário e elogios pela instituição ainda guardar a sua memória.

Veja a imagem. Olha só a quantidade de entulhos em volta. Isso porque hoje ela está o triplo do seu tamanho, uma vez que posteriormente construíram vários anexos.

De acordo com a BZCM, a construção aconteceu nos anos 70. A sua primeira unidade dentro do campus foi no andar de cima do prédio da Reitoria.  Com a finalização do atual prédio da reitoria em 1979, a biblioteca central ganhou sua primeira ampliação se expandindo por todo o prédio.

Antes disso ela já havia funcionado na Hermes da Fonseca e num galpão, onde atualmente funciona o DMP.

Mais sobre a história da Biblioteca Central da UFRN e sua obra

Ela surgiu primeiramente em 1959 visando fazer o “Serviço Central de Biblioteca” e ainda mais tinha o objetivo de coordenar as atividades técnicas e administrativas das Bibliotecas das Faculdades Isoladas. Essa estrutura só aconteceu por conta de Zila Mamede, que atuou como profissional responsável pelas bibliotecas das primeiras faculdades isoladas da Universidade.

Em 24 de junho de 1974, com a Reforma Universitária reestruturou a Universidade, houve a determinação que o Serviço Central de Bibliotecas passasse a ser chamado de “Biblioteca Central da UFRN”.

No ano de 1975, com a inauguração do conjunto arquitetônico da Reitoria, houve a desocupação de parte do prédio, originalmente construído para sediar a Biblioteca Central, mas que até aquele momento cedia espaço para a acomodação provisória do Gabinete do Reitor, assim a Biblioteca disponibilizava seus acervos apenas no seu piso inferior, porém com a desocupação, a Biblioteca Central da UFRN passou a contar com a área total de 3.737,22m².

Durante a gestão do Reitor Diógenes da Cunha Lima, mais especificamente no mês de maio de 1983, inaugurou novas instalações da Biblioteca, ampliando assim a sua área para 4.937,32 m².

Em 1985, após falecimento de Zila Mamede, a Biblioteca Central da UFRN passou a se chamar, portanto, Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus