Uma foto de Zila Mamede para o Brechando

Uma foto de Zila Mamede para o Brechando

Compartilhe:

Esta é uma foto rara da poeta e bibliotecária Zila Mamede. A imagem é um post do Instagram da Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde hoje recebe o nome dela. Além disso, a imagem mostra Zila no meio dos livros da própria biblioteca. Se estivesse viva em 2021, ela teria completado 93 anos. Entretanto, ela não trabalhou apenas na biblioteca da UFRN, como ajudou a criar outros espaços de leitura por Natal, como a Biblioteca do colégio Atheneu. 

Nasceu na Paraíba, porém viveu boa parte de sua vida no Rio Grande do Norte. Sua formação em biblioteconomia, ajudou a conquistar cargos no Instituto Nacional do Livro em Brasília, mostrando que ela era uma mulher muito boa naquilo que fazia.

Um pouco de sua biografia

Nasceu em 15 de setembro de 1928, em Nova Palmeira (PB). Aos seis anos, se mudou para Currais Novos (RN) e aos 14 anos para Natal (1942), visto que seu pai veio trabalhar na base Aérea de Parnamirim em decorrência da II Guerra Mundial. Amava Olavo Bilac e córdeis. 

Mudou-se para o Rio de Janeiro se tornar bibliotecária e, na Biblioteca Nacional, foi estagiária, cuja vaga fora recomendada por ninguém menos que Manuel Bandeira. De lá, levantou voos ainda maiores, estagiando, por conseguinte, na Biblioteca da Universidade de Syracuse, na Library of Congress e no Washington International Center, ambas nos Estados Unidos.

Zila Mamede também era poeta

Seus principais livros: Rosa de Pedra (1953), Salinas (1958), O Arado (1959), Exercício da Palavra (1975), A Herança (1984) e Navegos (Poesia reunida 1953-1978). Poeta sutil, elegante, de um lirismo contido e introvertido, de solidão e paixão mas também, não raras vezes, com um fundo social relativo às temáticas do sertão nordestino. Drummond tinha-a entre suas predileções. Por sinal, o livro Rosa de Pedra inspirou para a criação do nome da banda potiguar, que você pode escutar aqui

Você pode ler também:  Que tal pedir carona na UFRN? Sinfo quer opiniões de alunos

Biblioteca da UFRN só existe por causa dela

A biblioteca da UFRN conhecemos hoje graças ao sistema que a mesma criou. Lá, portanto, é uma rede organizada e uniformizada com o mesmo padrão técnico que, mais tarde, configuraria o Sistema de Bibliotecas da UFRN. Ou seja, a gente sabe onde todas as publicações da biblioteca central e setorial (que ficam dentro dos setores de aula), graças a ela.  Após a sua morte, a biblioteca central recebeu seu nome como uma forma de agradecimento da instituição. 

Por isso, a história de Zila, se mescla e até mesmo se confunde com a própria história da BCZM e da UFRN.  

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...