Brechando/brechadas / Igreja do Galo tem um Museu de Arte Sacra, mas fechado

Igreja do Galo tem um Museu de Arte Sacra, mas fechado

Igreja do Galo Museu de Arte Sacra

Andando pela rua Santo Antônio está a igreja de mesmo nome, porém é conhecida como Igreja do Galo, uma vez que o local tem para-raio em formato de galo. Mas, vamos falar é de seu Museu de Arte Sacra. Se você acha bonita as imagens que estão no altar, o local armazena outras imagens de…

Compartilhe:

Andando pela rua Santo Antônio está a igreja de mesmo nome, porém é conhecida como Igreja do Galo, uma vez que o local tem para-raio em formato de galo. Mas, vamos falar é de seu Museu de Arte Sacra. Se você acha bonita as imagens que estão no altar, o local armazena outras imagens de santo.

São imagens não só de esculturas, mas também pinturas, mobília e prataria do século 17 ao 20, quando surgiu as primeiras igrejas. A sua entrada fica na lateral da igreja e surgiu em 1989, quando a Fundação José Augusto reconheceu a importância da preservação destas obras.

O que tem dentro do Museu

De acordo com Natal das Antigas, o acervo do museu é organizado em três salas, sendo a primeira há uma pintura de Santo Antônio, do século XX, que consome toda a parede. No outro lado, há a Nossa Senhora dos Prazeres e Nossa Senhora da Conceição, também do século XX, serenamente compõem a exposição. Na sala seguinte, oratórios, alfaias e mobiliário usados no culto religioso estão expostos para apreciação.

Depois, as pessoas vão subindo uma escada de madeira e apresenta o melhor das esculturas do barroco e neoclássico.

As principais características desta escola artística são o uso de cores vivas e fortes, causando intenso contraste entre a luz e a sombra, além de uma técnica muito precisa para passar a sensação de movimento na escultura.

Quando visitar

A exposição é aberta deveria estar aberta para visitação, no entanto, o local se encontra fechado. Em 2019, o jornalista Ramon Ribeiro (foto de Adriano Abreu, acima do título) mostrou a falta de conservação do local para a Tribuna do Norte.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus