Brechando/brechadas / Estátua da Havan não é a única coisa americanoide em Natal

Estátua da Havan não é a única coisa americanoide em Natal

Estátua da Havan Praça Kennedy

As pessoas estão chocadas e reclamando com a vinda da Havan em Natal, como se fosse a única coisa bolsonarista que aparecesse na capital do Rio Grande do Norte, contando com a Riachuelo e os grandes meios de comunicação. O principal símbolo da loja, a estátua da liberdade da Havan, chegou nesta semana. Confira os…

Compartilhe:

As pessoas estão chocadas e reclamando com a vinda da Havan em Natal, como se fosse a única coisa bolsonarista que aparecesse na capital do Rio Grande do Norte, contando com a Riachuelo e os grandes meios de comunicação. O principal símbolo da loja, a estátua da liberdade da Havan, chegou nesta semana.

Confira os tweets que mostram essa “angústia” dos natalenses.

Mas, as pessoas esqueceram de um pequeno detalhe: a estátua de John Kennedy na Rua João Pessoa e vamos contar a sua história. Faz parte do amor que os natalenses tem dos aliados da Segunda Guerra Mundial.

O busto da Praça Kennedy

A relação entre os Estados Unidos e RN é bem mais antiga, surgiu primeiramente com SCBEU, a primeira escola de inglês, criada em 1957. Durante a Guerra Fria, o governo de Aluízio Alves, conseguiu uma ajuda, dos Estados Unidos, onde estimulou em várias ações, como o Aliança para o Progresso, que estimulou a vinda do Golpe Militar.

Antes da vinda da estátua da Havan, em 1965 veio a inauguração da Praça Kennedy, no centro da cidade, e do Instituto Kennedy. Nesta época, os eventos contaram com a presença do senador Robert (Bobby) Kennedy, irmão de John Kennedy. O governador Aluízio Alves convidou o presidente JFK, mas o mesmo morreu em 1963. De acordo com Fatos e Fotos Natal das Antigas, a chegada de Bobby Kennedy no Aeroporto Augusto Severo em Natal foi apoteótica. Guardando as proporções, o entusiasmo, segundo Luis Porpino, lembrava a chegada dos Beatles nos EUA. A comitiva americana visitou rapidamente a SCBEU.

A estátua de John Kennedy

Nesse período havia intensa propaganda americana contra o comunismo e especialmente contra a revolução cubana. Na SCBEU eram distribuídas revistas em quadrinhos sobre o tema. Na cidade, passou a ocorrer distribuição de leite em pó doado pelos americanos através do Programa “Aliança para Progresso”.

Tiraram a estátua da Praça Kennedy em 2021 para proteger dos roubos e 2022 veio a estátua da Havan em Natal

No ano passado, após uma tentativa de furto, o busto foi retirado. De acordo com a Semsur, houve uma tentativa de furto do busto e a base da estátua ficou danificada. Diante disso, a secretaria decidiu retirar a peça “por precaução”, para evitar que ela fosse de fato levada em uma nova tentativa de furto.

Até o momento não foi colocado de volta.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus