Estátua da Havan não é a única coisa americanoide em Natal

Estátua da Havan não é a única coisa americanoide em Natal

Compartilhe:

As pessoas estão chocadas e reclamando com a vinda da Havan em Natal, como se fosse a única coisa bolsonarista que aparecesse na capital do Rio Grande do Norte, contando com a Riachuelo e os grandes meios de comunicação. O principal símbolo da loja, a estátua da liberdade da Havan, chegou nesta semana.

Confira os tweets que mostram essa “angústia” dos natalenses.

Mas, as pessoas esqueceram de um pequeno detalhe: a estátua de John Kennedy na Rua João Pessoa e vamos contar a sua história. Faz parte do amor que os natalenses tem dos aliados da Segunda Guerra Mundial.

O busto da Praça Kennedy

A relação entre os Estados Unidos e RN é bem mais antiga, surgiu primeiramente com SCBEU, a primeira escola de inglês, criada em 1957. Durante a Guerra Fria, o governo de Aluízio Alves, conseguiu uma ajuda, dos Estados Unidos, onde estimulou em várias ações, como o Aliança para o Progresso, que estimulou a vinda do Golpe Militar.

Antes da vinda da estátua da Havan, em 1965 veio a inauguração da Praça Kennedy, no centro da cidade, e do Instituto Kennedy. Nesta época, os eventos contaram com a presença do senador Robert (Bobby) Kennedy, irmão de John Kennedy. O governador Aluízio Alves convidou o presidente JFK, mas o mesmo morreu em 1963. De acordo com Fatos e Fotos Natal das Antigas, a chegada de Bobby Kennedy no Aeroporto Augusto Severo em Natal foi apoteótica. Guardando as proporções, o entusiasmo, segundo Luis Porpino, lembrava a chegada dos Beatles nos EUA. A comitiva americana visitou rapidamente a SCBEU.

A estátua de John Kennedy

Nesse período havia intensa propaganda americana contra o comunismo e especialmente contra a revolução cubana. Na SCBEU eram distribuídas revistas em quadrinhos sobre o tema. Na cidade, passou a ocorrer distribuição de leite em pó doado pelos americanos através do Programa “Aliança para Progresso”.

Tiraram a estátua da Praça Kennedy em 2021 para proteger dos roubos e 2022 veio a estátua da Havan em Natal

No ano passado, após uma tentativa de furto, o busto foi retirado. De acordo com a Semsur, houve uma tentativa de furto do busto e a base da estátua ficou danificada. Diante disso, a secretaria decidiu retirar a peça “por precaução”, para evitar que ela fosse de fato levada em uma nova tentativa de furto.

Até o momento não foi colocado de volta.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí