Brechando/Curiosidades / Dia que o ABC ficou fazendo tour mundial

Dia que o ABC ficou fazendo tour mundial

ABC tour mundial

A gente sabe que os times potiguares, atualmente, tem uma história sofrida. É normal a gente falar de que eles estão na lanterna dos campeonatos e não as curiosidades. Recentemente, eu descobri que o ABC realizou uma turnê digna de uma banda de rock. Ao invés de cantar aos fãs, eles jogaram bola com outros…

Compartilhe:

A gente sabe que os times potiguares, atualmente, tem uma história sofrida. É normal a gente falar de que eles estão na lanterna dos campeonatos e não as curiosidades. Recentemente, eu descobri que o ABC realizou uma turnê digna de uma banda de rock. Ao invés de cantar aos fãs, eles jogaram bola com outros times. Vamos contar a história a seguir.

Tudo começou com uma punição

No final do ano de 1972, durante o Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) puniu o ABC por dois anos por escalar dois jogadores irregulares em um jogo do Botafogo. Por não competir nacionalmente e não ficar um ano fora de atividade, eles resolveram fazer uma excursão para fora do país.

A excursão foi rapidamente, no entanto, negociada e teve incentivo da Federação Norte-rio-grandense de Futebol e CBF. Após um início irregular, o time engrenou e, por conseguinte, conseguiu ficar invicto nos 14 últimos jogos da série.

O empresário Elias Zacour foi o responsável por toda a logística, enquanto Jácio Fiúza e José Prudêncio Sobrinho chefiavam a delegação. Assim, no dia 25 de agosto daquele ano, os 18 jogadores que faziam parte da delegação, além do técnico Danilo Alvim, o preparador físico Sebastião Cunha, o médico Sérgio Lamartine, um ínterprete e ainda mais contou o massagista Zózimo Nascimento. Eles saíram ao Rio de Janeiro, de onde partiriam rumo a Paris, dando início, portanto, à aventura.

Resultado do que foi o ABC fazendo turnê mundial

A primeira viagem foi à França, depois pararam na Turquia, Grécia, Romênia e a antiga Iugoslávia, onde tinha um futebol com muito respeito antes de sua dissolução.  Eles realizavam partidas com os times locais e algumas vezes com as seleções locais, no qual algumas já chegou a vencer. Em 24 amistosos, conquistou sete vitórias, empatou 12 vezes e sofreu cinco derrotas.

No voo da volta, com direito a muito uísque, os jogadores festejaram e comemoraram por finalmente voltar para casa e matar as saudades dos familiares. No dia 5 de dezembro de 1973, a delegação alvinegra desembarcava no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Entretanto, os jogadores ficaram muito tempo presos na alfândega do aeroporto e ainda receberam a notícia de que não voltariam no mesmo dia para Natal.

A opção era viajar para Recife, e de lá pegar um ônibus para Natal. Você acha que isso deixou os natalenses tristes? Claro que não! Teve gente que parou na capital pernambucana para receber e outros ficaram na BR-101 em Natal para esperar o time chegar, fazendo com que a cidade virasse um carnaval fora de época. Veja este recorte a seguir.

 

A tour passou na África e Ásia

Não pense que a viagem acabou por aí, eles também foram a Etiópia, Somália, Uganda e Tanzânia. Já na Ásia eles ainda pararam no Líbano, onde jogaram no meio de uma guerra. Ou seja, foram três continentes em três meses, algo que a Rihanna nunca imaginaria.

Bateu o livro dos recordes a aventura do ABC e sua tour mundial

Após retornar, no dia 18 de dezembro de 1973, o ABC enfrentou mais uma vez uma equipe estrangeira em um jogo amistoso. Agora era a vez da União Soviética encarar o time alvinegro que, depois de 105 dias poderia reencontrar sua torcida em um Machadão (hoje, Arena das Dunas) lotado. Entretanto, eles empataram por 2 x 2 contra os soviéticos.

Sem contar que o fato entrou no Livro dos Recordes sob o título de maior excursão internacional de um time de futebol.

Sabiam desta curiosidade? Deixe aqui o seu comentário!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus