Dia que o ABC ficou fazendo tour mundial

Dia que o ABC ficou fazendo tour mundial

Compartilhe:

A gente sabe que os times potiguares, atualmente, tem uma história sofrida. É normal a gente falar de que eles estão na lanterna dos campeonatos e não as curiosidades. Recentemente, eu descobri que o ABC realizou uma turnê digna de uma banda de rock. Ao invés de cantar aos fãs, eles jogaram bola com outros times. Vamos contar a história a seguir.

Tudo começou com uma punição

No final do ano de 1972, durante o Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) puniu o ABC por dois anos por escalar dois jogadores irregulares em um jogo do Botafogo. Por não competir nacionalmente e não ficar um ano fora de atividade, eles resolveram fazer uma excursão para fora do país.

A excursão foi rapidamente, no entanto, negociada e teve incentivo da Federação Norte-rio-grandense de Futebol e CBF. Após um início irregular, o time engrenou e, por conseguinte, conseguiu ficar invicto nos 14 últimos jogos da série.

O empresário Elias Zacour foi o responsável por toda a logística, enquanto Jácio Fiúza e José Prudêncio Sobrinho chefiavam a delegação. Assim, no dia 25 de agosto daquele ano, os 18 jogadores que faziam parte da delegação, além do técnico Danilo Alvim, o preparador físico Sebastião Cunha, o médico Sérgio Lamartine, um ínterprete e ainda mais contou o massagista Zózimo Nascimento. Eles saíram ao Rio de Janeiro, de onde partiriam rumo a Paris, dando início, portanto, à aventura.

Resultado do que foi o ABC fazendo turnê mundial

A primeira viagem foi à França, depois pararam na Turquia, Grécia, Romênia e a antiga Iugoslávia, onde tinha um futebol com muito respeito antes de sua dissolução.  Eles realizavam partidas com os times locais e algumas vezes com as seleções locais, no qual algumas já chegou a vencer. Em 24 amistosos, conquistou sete vitórias, empatou 12 vezes e sofreu cinco derrotas.

Você pode ler também:  Rogério, o pintor anti-religião, realmente existe

No voo da volta, com direito a muito uísque, os jogadores festejaram e comemoraram por finalmente voltar para casa e matar as saudades dos familiares. No dia 5 de dezembro de 1973, a delegação alvinegra desembarcava no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Entretanto, os jogadores ficaram muito tempo presos na alfândega do aeroporto e ainda receberam a notícia de que não voltariam no mesmo dia para Natal.

A opção era viajar para Recife, e de lá pegar um ônibus para Natal. Você acha que isso deixou os natalenses tristes? Claro que não! Teve gente que parou na capital pernambucana para receber e outros ficaram na BR-101 em Natal para esperar o time chegar, fazendo com que a cidade virasse um carnaval fora de época. Veja este recorte a seguir.

 

A tour passou na África e Ásia

Não pense que a viagem acabou por aí, eles também foram a Etiópia, Somália, Uganda e Tanzânia. Já na Ásia eles ainda pararam no Líbano, onde jogaram no meio de uma guerra. Ou seja, foram três continentes em três meses, algo que a Rihanna nunca imaginaria.

Bateu o livro dos recordes a aventura do ABC e sua tour mundial

Após retornar, no dia 18 de dezembro de 1973, o ABC enfrentou mais uma vez uma equipe estrangeira em um jogo amistoso. Agora era a vez da União Soviética encarar o time alvinegro que, depois de 105 dias poderia reencontrar sua torcida em um Machadão (hoje, Arena das Dunas) lotado. Entretanto, eles empataram por 2 x 2 contra os soviéticos.

Sem contar que o fato entrou no Livro dos Recordes sob o título de maior excursão internacional de um time de futebol.

Você pode ler também:  No dia do amigo falaremos do Trio Ternura do João Chaves

Sabiam desta curiosidade? Deixe aqui o seu comentário!

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...