Uma biografia do senador João Câmara

Uma biografia do senador João Câmara

Compartilhe:

Sabemos primeiramente que João Câmara é um nome de um município da reigão da Baixa Verde do RN. O que pouca gente sabe, no entanto, que este foi um político e é nome até de campo de futebol no bairro das Rocas em Natal. Por isso, este texto terá a finalidade de explicar quem foi este rapaz.

Seu nome completo é João Severino da Câmara, que nasceu em Taipu, no dia 08 de março de 1895. Ele foi azendeiro, criador de gado e plantador de algodão, exportador e industrial, desempenhou papel fundamental na criação e desenvolvimento do município de Baixa Verde, no qual foi o primeiro prefeito da região, no final da década de 20. Em 1933, ele deixou cargo, sendo sucedido por Odilon Cabral de Macêdo.

Em outubro de 1934, posteriormente, foi eleito para a assembléia constituinte do Rio Grande do Norte pelo Partido Popular (PP), sendo um dos signatários da constituição estadual de 1936. Com a implantação do Estado Novo, teve seu mandato extinto, em novembro de 1937.

Uma estátua de João Câmara na principal praça da cidade

Após fim da Era Vargas, ele foi eleito senador em 1947, seu último cargo na política. Faleceu no ano seguinte e era um dos nomes cogitados para concorrer ao governo. Seis anos depois, pela lei estadual nº 899, de novembro de 53, o município de Baixa Verde passou a denominar-se João Câmara.

Sabia quem era João Câmara? Deixe aqui o seu comentário!

Você pode ler também:  [VÍDEO] Eco Praça: O que teve de legal no último evento em stopmotion
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...