Brechando/Curiosidades / Diferença entre Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais

Diferença entre Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais

Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais

Devido aos nomes parecidos, muito normal a gente confundir as cidades. No Rio Grande do Norte, por exemplo, existe Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais e alguns acreditam que é a mesma coisa. Mas, não é. Por isso, o Brechando resolveu fazer um post para diferenciar as duas cidades. Carnaúbas (também conhecida como Carnaúbas dos Dantas) Carnaúbas dos…

Compartilhe:

Devido aos nomes parecidos, muito normal a gente confundir as cidades. No Rio Grande do Norte, por exemplo, existe Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais e alguns acreditam que é a mesma coisa. Mas, não é. Por isso, o Brechando resolveu fazer um post para diferenciar as duas cidades.

Carnaúbas (também conhecida como Carnaúbas dos Dantas)

Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais

Carnaúbas dos Dantas, ou simplesmente Carnaúbas é uma cidade que fica na região do Seridó. Inicialmente, a região era habitadas por indígenas do Cariris. Somente em 1700 que os primeiros fazendeiros apareceram na região, mas o povoado mesmo surgiu em volta da Fazenda Carnaúba, em 1740. O dono da fazenda era Caetano Dantas Correias e era um criador de boi natural de Pernambuco.

A região recebia o nome de Carnaúba pelo fato de ter várias delas na sua terra. E, mesmo após a morte do fazendeiro, seus filhos continuaram na região e, inclusive, ajudaram a construir a primeira igreja.

O local é conhecido pelo seu sítio geológico e também pelo turismo religioso, graças ao Santuário do Monte do Galo (foto acima), no qual instalaram uma igreja no ponto mais alto da cidade.

Caraúbas

Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais podem ter nomes parecidos, mas as cidades potiguares são totalmente diferentes.

Assim como Carnaubais, Caraúbas fica na região Oeste do RN, próximo de Apodi. A história da cidade pode ser dita, inicialmente, no século 18 quando o tenente-general Francisco de Souza Falcão conseguiu prosperar uma fazenda de gado. Falcão casou sua filha Ana e de presente deu uma faixa de terra à margem direita ao afluente do Rio Apodi para ter a sua própria produção pecuária, surgindo a fazenda Várzea das Caraúbas. Diferentemente dos que muitos pensam, Caraúbas não é sinônimo de Carnaúba.

Caraúbas é a mesma coisa que o tradicional Ipê Amarelo.

Anos mais tarde, a região foi acometida por uma grande seca. Sendo Ana muito devota de São Sebastião, juntamente com seu esposo, fazem uma promessa de que se encontrassem água para saciar a sede do gado, mandariam construir uma capela e a promessa foi cumprida em 1793.

Os familiares do casal continuaram na região e assim tornou um povoado. Mas, o surto de cólera em 1850 estava acabando com no RN e os fazendeiros pediram para que a doença não chegasse na região. Para cumprir a promessa, eles iriam construir uma nova igreja. Não houve registros de contágio no povoado e em 1856 deram início à construção do novo templo e, por conseguinte, o pedido para que a igreja se transformasse em paróquia própria.

Como resultado, a capela não pertencia à paróquia de Apodi. Depois, o povoado recebeu o nome de São Sebastião Mártir do Apodi. Dez anos depois, com a paróquia em pleno funcionamento e o crescimento cada vez maior da freguesia, sob o Decreto-Lei 601, de 5 de março de 1868, a freguesia é elevada à município. Surgindo, assim, Caraúbas.

Carnaubais

Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais

Carnaubais é uma cidade que fica na parte oeste do estado e tem mais de 10 mil habitantes em uma área geográfica de 529,84 km². Fica distante de Natal por 200 quilômetros e você precisa de mais de duas horas de carro para poder chegar. Isto quer dizer que João Pessoa, em outro estado, seja mais perto de Natal do que Carnaubais.

A cidade surgiu quando Antônio Pereira, em 1880, criou uma fazenda e plantou muitas carnaúbas ao redor, no qual as pessoas viram que o local tinha boa terra para cultivo e começaram a povoar. O povoado só tornou vila, no entanto, em 1943 e era um distrito de Assú. Somente 20 anos depois que o Governo do Estado considerou a região como um município.

Você sabia que eram cidades diferentes? Deixe aqui o seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus