Diferença entre Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais

Diferença entre Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais

Compartilhe:

Devido aos nomes parecidos, muito normal a gente confundir as cidades. No Rio Grande do Norte, por exemplo, existe Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais e alguns acreditam que é a mesma coisa. Mas, não é. Por isso, o Brechando resolveu fazer um post para diferenciar as duas cidades.

Carnaúbas (também conhecida como Carnaúbas dos Dantas)

Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais

Carnaúbas dos Dantas, ou simplesmente Carnaúbas é uma cidade que fica na região do Seridó. Inicialmente, a região era habitadas por indígenas do Cariris. Somente em 1700 que os primeiros fazendeiros apareceram na região, mas o povoado mesmo surgiu em volta da Fazenda Carnaúba, em 1740. O dono da fazenda era Caetano Dantas Correias e era um criador de boi natural de Pernambuco.

A região recebia o nome de Carnaúba pelo fato de ter várias delas na sua terra. E, mesmo após a morte do fazendeiro, seus filhos continuaram na região e, inclusive, ajudaram a construir a primeira igreja.

O local é conhecido pelo seu sítio geológico e também pelo turismo religioso, graças ao Santuário do Monte do Galo (foto acima), no qual instalaram uma igreja no ponto mais alto da cidade.

Caraúbas

Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais podem ter nomes parecidos, mas as cidades potiguares são totalmente diferentes.

Assim como Carnaubais, Caraúbas fica na região Oeste do RN, próximo de Apodi. A história da cidade pode ser dita, inicialmente, no século 18 quando o tenente-general Francisco de Souza Falcão conseguiu prosperar uma fazenda de gado. Falcão casou sua filha Ana e de presente deu uma faixa de terra à margem direita ao afluente do Rio Apodi para ter a sua própria produção pecuária, surgindo a fazenda Várzea das Caraúbas. Diferentemente dos que muitos pensam, Caraúbas não é sinônimo de Carnaúba.

Você pode ler também:  Quais são as Escolas de Samba de Natal?

Caraúbas é a mesma coisa que o tradicional Ipê Amarelo.

Anos mais tarde, a região foi acometida por uma grande seca. Sendo Ana muito devota de São Sebastião, juntamente com seu esposo, fazem uma promessa de que se encontrassem água para saciar a sede do gado, mandariam construir uma capela e a promessa foi cumprida em 1793.

Os familiares do casal continuaram na região e assim tornou um povoado. Mas, o surto de cólera em 1850 estava acabando com no RN e os fazendeiros pediram para que a doença não chegasse na região. Para cumprir a promessa, eles iriam construir uma nova igreja. Não houve registros de contágio no povoado e em 1856 deram início à construção do novo templo e, por conseguinte, o pedido para que a igreja se transformasse em paróquia própria.

Como resultado, a capela não pertencia à paróquia de Apodi. Depois, o povoado recebeu o nome de São Sebastião Mártir do Apodi. Dez anos depois, com a paróquia em pleno funcionamento e o crescimento cada vez maior da freguesia, sob o Decreto-Lei 601, de 5 de março de 1868, a freguesia é elevada à município. Surgindo, assim, Caraúbas.

Carnaubais

Carnaúbas, Caraúbas e Carnaubais

Carnaubais é uma cidade que fica na parte oeste do estado e tem mais de 10 mil habitantes em uma área geográfica de 529,84 km². Fica distante de Natal por 200 quilômetros e você precisa de mais de duas horas de carro para poder chegar. Isto quer dizer que João Pessoa, em outro estado, seja mais perto de Natal do que Carnaubais.

A cidade surgiu quando Antônio Pereira, em 1880, criou uma fazenda e plantou muitas carnaúbas ao redor, no qual as pessoas viram que o local tinha boa terra para cultivo e começaram a povoar. O povoado só tornou vila, no entanto, em 1943 e era um distrito de Assú. Somente 20 anos depois que o Governo do Estado considerou a região como um município.

Você pode ler também:  Por que esse bar se chama 54?

Você sabia que eram cidades diferentes? Deixe aqui o seu comentário.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí