Brechando/Artigo / O Porto de Natal na visão de Roger Van Rogger

O Porto de Natal na visão de Roger Van Rogger

Natal Roger Van Rogger

“Natal é um porto em construção, que se projetou primeiro no azul, através do movimento intenso de suas asas, ou da vida vigilante e gloriosa da sua formidável base aérea, envolvida numa atmosfera de violeta e rosa”. Essas foram as palavras que a farmacêutica Roche descreveu sobre o porto de Natal na visão de Roger…

Compartilhe:

“Natal é um porto em construção, que se projetou primeiro no azul, através do movimento intenso de suas asas, ou da vida vigilante e gloriosa da sua formidável base aérea, envolvida numa atmosfera de violeta e rosa”. Essas foram as palavras que a farmacêutica Roche descreveu sobre o porto de Natal na visão de Roger Van Rogger. A imagem acima é a quinta de uma série de gravuras a falar sobre os portos brasileiros.

O pintor deste óleo sobre tela, medindo 0,65 x 0,81 cm foi deste pintor belga conhecido pelas artes voltadas para a natureza.

O pintor belga Roger Van Rogger

Antes de vir para Natal precisamos falar da história de Roger Van Rogger. Primeiramente, ele nasceu na Bélgica em 1914 e veio de uma família burguesa, mas abandonou o conforto para ficar próximo da natureza. Como resultado, trabalha como pescador, marinheiro, estivador e camponês. Em 1927 inicia de forma autoditada a fazer pintura e desenho. Em 1943 se refugiou ao Brasil por conta da invasão nazista durante a Segunda Guerra Mundial, onde começou a fazer alguns trabalhos.

Nesse período, portanto, ele recebe um contrato do Laboratório Roche, da Suíça, e pintou todos os portos do Brasil, do Amazonas a Santa Catarina.  

Atualmente, a obra está conservada na Biblioteca Nacional, cuja sede fica no Rio de Janeiro.  Além disso, o órgão digitalizou o documento, clique aqui para ver na íntegra.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus