Você não leu errado, o Circular vai ser cobrado a partir desta quarta-feira, 1° de dezembro.
Dessa vez a Seturn (Sindicato dos Empresários de Transporte Público) conseguiu finalmente atingir o seu objetivo, que é pagar o circular da UFRN. E se você pesquisar no Google vai ver que essa tentativa eventualmente é bem antiga.
Como assim? A partir de hoje um Circular, que é o transporte de ônibus que circula pelo campus central, em Natal, vai cobrar a tarifa de três reais e vinte centavos. Ou seja, quase um preço normal de uma passagem.
Tudo começou com um anúncio da vereadora Brisa Bracchi (PT), que anunciou o retorno da linha, uma vez que estava parada desde o início da pandemia. Com a volta muitas pessoas pensaram que seria gratuito. Mas não é bem assim.
A publicação do Twitter Uefyrn, página feita por alunos pra falar sobre as notícias do campus informou nesta quarta-feira que o circular vai ser, portanto, pago agora.
O CIRCULAR DA UFRN AGORA É PAGO!
— Uefy (@Uefyerryeni) December 1, 2021
Muito embora tenham escondido a informação, o Circular, que sempre foi gratuito, terá tarifa própria. Quem vier de outras linhas vai poder fazer a integração, mas quem não vier vai ter que pagar R$3,20 pelo trajeto do Via Direta até o Campus… pic.twitter.com/VjWy71xYYu
Os comentários, todavia, deixaram vários alunos indignados.
gente sinceramente vai sair mt mais em conta galera se juntar lá pra rachar uber. Quem já viu 3,20 pra ir dentro daquelas latas lotadas de gente pra fazer um trajeto de 10 minutos?? isso é um absurdo em tantos níveis
— marcos (@mrcosarthur) December 1, 2021
Pois está na hora de juntar todo mundo e tocar fogo nesse cabaré. Que palhaçada.
— Selma Hayek in the sun (@mathe_slv) December 1, 2021
Já o Diretório Central de Estudantes (DCE) já publicou uma nota dizendo que vai correr atrás para revogar a situação.
CIRCULAR PAGO É UM ROUBO! 🚨
— DCE da UFRN📣 (@ufrnDCE) December 1, 2021
Estudantes da UFRN acordaram hoje com a notícia de que o Circular do Campus Central não será mais gratuito, em mais uma negociata da STTU para enriquecer as empresas de ônibus e expulsar o povo pobre da Universidade. NÃO ACEITAREMOS! (+)
Agora, os representantes do DCE, convocaram na próxima quinta-feira (2) um ato em frente a sede da Secretaria Municipal de Transportes (STTU). com a finalidade de criticar a medida:
O que vocês acham disso? Deixe seus comentários

