Brechando/Cidades / João Cabral de Melo Neto e Belchior têm em comum? Tem pesquisa

João Cabral de Melo Neto e Belchior têm em comum? Tem pesquisa

João Cabral de Melo Neto e Belchior

Além de serem escritores nordestinos, Belchior e João Cabral de Melo Neto têm algum em comum. Pelo menos é o que acha o pesquisador Rafael Barros de Alencar. No dia 25 de novembro, através da editora CJA, vai lançar o livro  “A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto”.…

Compartilhe:

Além de serem escritores nordestinos, Belchior e João Cabral de Melo Neto têm algum em comum. Pelo menos é o que acha o pesquisador Rafael Barros de Alencar. No dia 25 de novembro, através da editora CJA, vai lançar o livro  “A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto”.

Melo Neto foi primeiramente um poeta e diplomata brasileiro. Além disso, sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. Como resultado, uma de suas obras mais famosas é “Morte e Vida Severina”. 

Já Belchior é um cantor, compositor, músico, produtor, artista plástico e professor brasileiro. Ainda mais, ocantor ficou conhecido na década de 70, quando lançou o disco “Alucinação”. 

O lançamento acontecerá no Margem HUB de fotografia e galeria de arte, que fica no cruzamento da Rua Mossoró com a Avenida Campos Sales. 

Como foi o desenvolvimento da pesquisa

O livro apresenta um diálogo entre os artistas mediados por signos poéticos neobarrocos, onde tem como mote a análise de “A Palo Seco” um poema de João Cabral de Melo Neto, presente no livro Quaderna e, uma canção em Belchior, presente no disco de 1974 conhecido como Mote e Glosa. Em 2020 comemoramos o centenário de nascimento do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto e no dia 26 de outubro comemoramos os 75 anos do nascimento do cantor e compositor cearense Belchior.

O livro é, portanto, o resultado da pesquisa de mestrado em Estudos da Linguagem do pesquisador Rafael Barros de Alencar, sob orientação do professor Dr. Samuel Anderson de Oliveira Lima. 

O livro  “A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto” está disponível em pré-venda, pelo valor de R$40. Além disso, a compra pode ser efetivada através de transferência PIX para a chave 84 99968-3689 (celular).

João Cabral de Melo Neto e Belchior
Capa do livro

Realizando a compra até o dia 23 de Novembro, o leitor receberá eventualmente o livro autografado com dedicatória, além de um kit contendo bookbag, caderninho e marcador de página exclusivo.

Sobre o pesquisador

Rafael Barros de Alencar nasceu em Fortaleza no estado do Ceará no ano de 1984. Atualmente reside em Parnamirim no estado do Rio Grande do Norte. É estudante de doutorado na UFRN, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Mestre em Estudos da Linguagem e especialista em Cinema pela UFRN. Sem contar que é servidor público federal, lotado na Superintendência de Comunicação da UFRN (Comunica), uma vez que segue a função de Programador de Rádio e TV. 

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro “A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto” contemplado no edital de Economia Criativa do Sebrae-RN.

Quinta-feira 25 de Novembro das 17h às 20h na Margem Hub de fotografia e galeria de arte – Av. Rodrigues Alves, 826 – Tirol.

Ademais, durante o lançamento do livro, o público terá acesso a galeria de arte do local com exposições de artistas e fotógrafos da cidade.

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus