João Cabral de Melo Neto e Belchior têm em comum? Tem pesquisa

João Cabral de Melo Neto e Belchior têm em comum? Tem pesquisa

Compartilhe:

Além de serem escritores nordestinos, Belchior e João Cabral de Melo Neto têm algum em comum. Pelo menos é o que acha o pesquisador Rafael Barros de Alencar. No dia 25 de novembro, através da editora CJA, vai lançar o livro  “A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto”.

Melo Neto foi primeiramente um poeta e diplomata brasileiro. Além disso, sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. Como resultado, uma de suas obras mais famosas é “Morte e Vida Severina”. 

Já Belchior é um cantor, compositor, músico, produtor, artista plástico e professor brasileiro. Ainda mais, ocantor ficou conhecido na década de 70, quando lançou o disco “Alucinação”. 

O lançamento acontecerá no Margem HUB de fotografia e galeria de arte, que fica no cruzamento da Rua Mossoró com a Avenida Campos Sales. 

Como foi o desenvolvimento da pesquisa

O livro apresenta um diálogo entre os artistas mediados por signos poéticos neobarrocos, onde tem como mote a análise de “A Palo Seco” um poema de João Cabral de Melo Neto, presente no livro Quaderna e, uma canção em Belchior, presente no disco de 1974 conhecido como Mote e Glosa. Em 2020 comemoramos o centenário de nascimento do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto e no dia 26 de outubro comemoramos os 75 anos do nascimento do cantor e compositor cearense Belchior.

O livro é, portanto, o resultado da pesquisa de mestrado em Estudos da Linguagem do pesquisador Rafael Barros de Alencar, sob orientação do professor Dr. Samuel Anderson de Oliveira Lima. 

O livro  “A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto” está disponível em pré-venda, pelo valor de R$40. Além disso, a compra pode ser efetivada através de transferência PIX para a chave 84 99968-3689 (celular).

João Cabral de Melo Neto e Belchior
Capa do livro

Realizando a compra até o dia 23 de Novembro, o leitor receberá eventualmente o livro autografado com dedicatória, além de um kit contendo bookbag, caderninho e marcador de página exclusivo.

Sobre o pesquisador

Rafael Barros de Alencar nasceu em Fortaleza no estado do Ceará no ano de 1984. Atualmente reside em Parnamirim no estado do Rio Grande do Norte. É estudante de doutorado na UFRN, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Mestre em Estudos da Linguagem e especialista em Cinema pela UFRN. Sem contar que é servidor público federal, lotado na Superintendência de Comunicação da UFRN (Comunica), uma vez que segue a função de Programador de Rádio e TV. 

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro “A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto” contemplado no edital de Economia Criativa do Sebrae-RN.

Quinta-feira 25 de Novembro das 17h às 20h na Margem Hub de fotografia e galeria de arte – Av. Rodrigues Alves, 826 – Tirol.

Ademais, durante o lançamento do livro, o público terá acesso a galeria de arte do local com exposições de artistas e fotógrafos da cidade.

 

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí