Casa do Estudante foi construída em 1856 como o Hospital da Caridade para uma epidemia de cólera, função que manteve até a criação do Hospital Juvino Barreto em 1910. Posteriormente, virou uma das sedes do IFRN, Quartel do Exército e, finalmente, a Casa do Estudante. No entanto, você sabia que existe um alojamento apenas para as mulheres? Sim, existe a Casa da Estudante.
Em poucos quarteirões de distância, mais precisamente na Av. Câmara Cascudo, a antiga Junqueira Ayres, existe a Casa da Estudante, espaço que abrigara mulheres que saíram do interior do RN para estudar. Diferentemente do alojamento masculino, ainda está em atividade. A casa de nº 528 teve a sua construção antes de 1926, uma vez que a parte de trás da casa tem em seu topo a inscrição em número romano (MCMXXVI) na sua platibanda.
O espaço tornou-se um abrigo para as jovens estudantes surgiu apenas em 11 de agosto de 1954, por iniciativa de Varela Santiago.
Como está hoje?
A Fundação José Augusto tombou o prédio nos anos 2000. Embora a parte da frente da casa, na Av. Câmara Cascudo, esteja apresentando uma boa aparência, os fundos, que por muito tempo era a principal fachada, mostra sinais de abandono, como rachaduras e paredes mal pintadas. O potiguar Jeronymo Tinoco, um entusiasta da história potiguar registrou essas duas imagens. Veja, portanto, a seguir:
Deixe um comentário