Brechando/Utilidade Pública / Sabia que existe a Casa da Estudante?

Sabia que existe a Casa da Estudante?

Casa da Estudante

Casa do Estudante foi construída em 1856 como o Hospital da Caridade para uma epidemia de cólera, função que manteve até a criação do Hospital Juvino Barreto em 1910.  Posteriormente, virou uma das sedes do IFRN, Quartel do Exército e, finalmente, a Casa do Estudante. No entanto, você sabia que existe um alojamento apenas para…

Compartilhe:

Casa do Estudante foi construída em 1856 como o Hospital da Caridade para uma epidemia de cólera, função que manteve até a criação do Hospital Juvino Barreto em 1910.  Posteriormente, virou uma das sedes do IFRN, Quartel do Exército e, finalmente, a Casa do Estudante. No entanto, você sabia que existe um alojamento apenas para as mulheres? Sim, existe a Casa da Estudante.

Em poucos quarteirões de distância, mais precisamente na Av. Câmara Cascudo, a antiga Junqueira Ayres, existe a Casa da Estudante, espaço que abrigara mulheres que saíram do interior do RN para estudar. Diferentemente do alojamento masculino, ainda está em atividade. A casa de nº 528 teve a sua construção antes de 1926, uma vez que a parte de trás da casa tem em seu topo a inscrição em número romano (MCMXXVI) na sua platibanda.

O espaço tornou-se um abrigo para as jovens estudantes surgiu apenas em 11 de agosto de 1954, por iniciativa de Varela Santiago.

Como está hoje?

A Fundação José Augusto tombou o prédio nos anos 2000.  Embora a parte da frente da casa, na Av. Câmara Cascudo, esteja apresentando uma boa aparência, os fundos, que por muito tempo era a principal fachada, mostra sinais de abandono, como rachaduras e paredes mal pintadas. O potiguar Jeronymo Tinoco, um entusiasta da história potiguar registrou essas duas imagens. Veja, portanto, a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus