Brechando/Curiosidades / Um lugar em Natal chamado Cirolândia

Um lugar em Natal chamado Cirolândia

Cirolândia

Natal é uma cidade cheia de cicatrizes que contam a sua história. O bairro de Petrópolis, embora seja um bairro de “rico” para alguns, já tem as suas marcas para contar. Uma delas é a Cirolândia, uma antiga vila de casas na região, onde hoje se encontra totalmente abandonada e fica próximo da Rua Trairi.…

Compartilhe:

Natal é uma cidade cheia de cicatrizes que contam a sua história. O bairro de Petrópolis, embora seja um bairro de “rico” para alguns, já tem as suas marcas para contar. Uma delas é a Cirolândia, uma antiga vila de casas na região, onde hoje se encontra totalmente abandonada e fica próximo da Rua Trairi. O nome é referência ao criador da vila, o empresário Ciro Barreto, que construiu não só casas, mas também importantes hotéis da cidade.

A inspiração em fazer a Cirolândia veio quando o empresário estava no Rio de Janeiro, quando via as mais diversas vilas de casas nobres em bairros da zona Sul. Então, nos anos 40, pegou o terreno que pertencia à família dividiu em lotes e construiu enormes casas na região. Diferentemente as vilas cariocas, as casas da Cirolândia estão abandonadas, apesar de ser um ponto de referência até hoje por pessoas mais antigas da cidade.

A região da Cirolândia compreende as casas da rua Trairi até a entrada de Mãe Luíza e próximo do Alto do Juruá. Pesquisando nos antigos jornais da cidade, as casas tinham três quartos, dois banheiros sociais, cozinha, dependência de empregada, garagem e quintal. Algumas casas, no entanto, chegavam a ter espaço ainda maior. Ou seja, uma casa de condomínio fechado. Além disso, a maior parte dos moradores vieram de famílias tradicionais.

Foi reconhecido bairro pela Prefeitura, mas hoje se anexou, portanto, ao bairro de Petrópolis.

A foto acima, por exemplo, mostra uma remanescente casa da Cirolândia, vinda do Google Maps. As imagens, abaixo, no entanto, são de Roberto Millions, do grupo Fatos e Fotos Natal das Antigas.

Ciro faleceu em 27 de junho de 2010, na Casa de Saúde São Lucas, ele faleceu aos 98 anos de idade devido a uma insuficiência respiratória.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus