Um lugar em Natal chamado Cirolândia

Um lugar em Natal chamado Cirolândia

Compartilhe:

Natal é uma cidade cheia de cicatrizes que contam a sua história. O bairro de Petrópolis, embora seja um bairro de “rico” para alguns, já tem as suas marcas para contar. Uma delas é a Cirolândia, uma antiga vila de casas na região, onde hoje se encontra totalmente abandonada e fica próximo da Rua Trairi. O nome é referência ao criador da vila, o empresário Ciro Barreto, que construiu não só casas, mas também importantes hotéis da cidade.

A inspiração em fazer a Cirolândia veio quando o empresário estava no Rio de Janeiro, quando via as mais diversas vilas de casas nobres em bairros da zona Sul. Então, nos anos 40, pegou o terreno que pertencia à família dividiu em lotes e construiu enormes casas na região. Diferentemente as vilas cariocas, as casas da Cirolândia estão abandonadas, apesar de ser um ponto de referência até hoje por pessoas mais antigas da cidade.

A região da Cirolândia compreende as casas da rua Trairi até a entrada de Mãe Luíza e próximo do Alto do Juruá. Pesquisando nos antigos jornais da cidade, as casas tinham três quartos, dois banheiros sociais, cozinha, dependência de empregada, garagem e quintal. Algumas casas, no entanto, chegavam a ter espaço ainda maior. Ou seja, uma casa de condomínio fechado. Além disso, a maior parte dos moradores vieram de famílias tradicionais.

Foi reconhecido bairro pela Prefeitura, mas hoje se anexou, portanto, ao bairro de Petrópolis.

A foto acima, por exemplo, mostra uma remanescente casa da Cirolândia, vinda do Google Maps. As imagens, abaixo, no entanto, são de Roberto Millions, do grupo Fatos e Fotos Natal das Antigas.

Você pode ler também:  Natal é a terceira cidade mais procurada no Carnaval

Ciro faleceu em 27 de junho de 2010, na Casa de Saúde São Lucas, ele faleceu aos 98 anos de idade devido a uma insuficiência respiratória.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí