Brechando/Cidades / Por que o Palácio da Câmara de Natal se chama Padre Miguelinho?

Por que o Palácio da Câmara de Natal se chama Padre Miguelinho?

Câmara de Natal Padre Miguelinho

O atual edifício-sede da Câmara Municipal de Natal se chama Palácio Padre Miguelinho. Mas, você sabia que pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)? Sim, antes de surgir o campus universitário na zona Sul. Lá funcionava o curso de Serviço Social. A Câmara Municipal alugou o edifício para o Legislativo Municipal em…

Compartilhe:

O atual edifício-sede da Câmara Municipal de Natal se chama Palácio Padre Miguelinho. Mas, você sabia que pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)? Sim, antes de surgir o campus universitário na zona Sul. Lá funcionava o curso de Serviço Social.

A Câmara Municipal alugou o edifício para o Legislativo Municipal em 1975, quando o presidente da Casa era Érico Hackradt.

Além disso, o então arcebispo de Natal, Dom Nivaldo Monte, foi quem tomou a iniciativa de realizar a negociação que instalou a Câmara naquele prédio. Como resultado, os vereadores transformaram o palácio em Padre Miguelinho, potiguar que lutou na Revolução Pernambucana em 1817.

Assim, o prédio da Câmara de Natal se chama Padre Miguelinho.

Esta não é a primeira homenagem, visto que o bairro da Ribeira tem uma rua com o seu nome e existe uma escola estadual no Alecrim com seu nome.

Origem do curso de Serviço Social

Antigamente, a Escola de Serviço Social era ligada à Igreja Católica, onde formavam pessoas que ajudavam a prestar atendimentos às famílias, mentores, trabalhadores rurais e outras minorias. Como resultado, sua agregação à Universidade Federal do Rio Grande do Norte se deu através da Lei Estadual no 2307, de 25/06/1958, mantendo-se na situação de agregada, mesmo quando se deu a federalização da Universidade em 1960.

Em 1969, o curso ingressou à UFRN, passando a integrar o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Com a implantação da Reforma Universitária, durante o Regime Militar, a Escola de Serviço Social transformou-se, portanto, em Departamento de Serviço Social em 1974, através da Resolução 02/74.

Na década de 70, o colégio saiu do palácio e entrou para o campus universitário.

Outros lugares que a Câmara de Natal já passou

Antes de se estabelecer na atual sede, a Câmara passou por diversos outros locais em Natal. Os vereadores já se reuniram na sede da Assembleia Legislativa, no fim da década de 1940, na Cidade Alta, onde é o Memorial Câmara Cascudo. Ainda mais passou no Teatro Alberto Maranhão, Edifício Quintino, a Casa Bancária (Bandern) e, nos anos 60 e 70, o Edifício Campelo.

Ainda também passaram na sede do Sindicato dos Contabilistas, também na Cidade Alta.

Comentários

Uma resposta para “Por que o Palácio da Câmara de Natal se chama Padre Miguelinho?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus