Brechando/Cidades / Afinal, quem foi Moema Tinôco?

Afinal, quem foi Moema Tinôco?

Moema Tinoco

A gente sabe que Moema Tinôco é uma das principais vias da zona Norte e também nome de escola municipal. No entanto, a sua biografia não é tão estudada e despertou a minha curiosidade para saber quem é ela. A senhora de branco, sentada, é a Moema. A primeira coisa que descobri foi o seu…

Compartilhe:

A gente sabe que Moema Tinôco é uma das principais vias da zona Norte e também nome de escola municipal. No entanto, a sua biografia não é tão estudada e despertou a minha curiosidade para saber quem é ela. A senhora de branco, sentada, é a Moema. A primeira coisa que descobri foi o seu nome completo, Moema Tinôco da Cunha Lima. Os dois últimos sobrenomes, portanto, mostra a sua associação com políticos da Paraíba e intelectuais de Natal, uma vez que foi a esposa de Diógenes da Cunha Lima.

Para quem não sabe, Diógenes é advogado, mas também foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no qual exerceu o cargo de reitor na década de 80. Além disso, ele é poeta, escritor e adora divulgar a arte potiguar de diferentes formas.

Diógenes a descrevia como “raça da onça”, uma alusão em dizer que era uma mulher bastante forte e inteligente.

Mas, quem foi Moema Tinôco?

Moema Tinoco da Cunha Lima, nasceu em 04 de junho de 1947, em João Pessoa. Seus pais são Artur Tinoco Filho e Carmésia Ramalho Tinoco. A sua educação básica foi em Recife, mas se mudou para Natal para estudar pedagogia na UFRN.

Aos 20 anos, no ano de 1967, casou-se com o advogado escritor e poeta Diógenes da Cunha Lima, em João Pessoa. Dos padrinhos do seu casamento, destacam-se o Luís da Câmara Cascudo e Onofre Lopes. Por falar em Câmara Cascudo, o Diógenes lhe considera mestre e sua fonte de inspiração.

Juntos, eles tiveram três filhos Leila, Diógenes Neto e Cristine.

Entre os seus feitos, colaborou com a criação da Associação e Orientação aos Deficientes de Natal (Adote), fundou e orientou o Centro de Reabilitação juntamente com a médica Lenira Bessa e a fisioterapeuta Solange Brandão. Além disso, incentivou o programa Natal da Criança Pobre.

Dentro da UFRN, ela lançou o projeto Memória Musical, que era um festival de música popular. E lançou um livro de memórias, sob o título de “Ensina-me a viver”.

Moema Tinoco em 1987

Faleceu no dia 06 de setembro de 1991 de uma paralisia . O Livro Ensina-se a Viver é uma das grandes lições de vida deixadas por Moema.

Comentários

Uma resposta para “Afinal, quem foi Moema Tinôco?”

  1. Orlando Soares de lima

    Hoje, me veio a curiosidade em saber quem era moema tinoco, pra minha surpresa, mais uma conterrânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus