Brechando/Cidades / Qual foi a origem da linha Circular da UFRN?

Qual foi a origem da linha Circular da UFRN?

linha circular

Os estudantes da UFRN sabem que um dos elementos do nosso cotidiano se chama o busão 588. No entanto, as pessoas se chamam Circular. Todo mundo já ficou apertado feito uma lata de sardinha para entrar no ônibus e chegar na sua aula daquele professor exigente. Mas, as pessoas conhecem a história da linha? Após…

Compartilhe:

Os estudantes da UFRN sabem que um dos elementos do nosso cotidiano se chama o busão 588. No entanto, as pessoas se chamam Circular. Todo mundo já ficou apertado feito uma lata de sardinha para entrar no ônibus e chegar na sua aula daquele professor exigente. Mas, as pessoas conhecem a história da linha?

Após uma pesquisa o Brechando finalmente achou e nos 60 anos de UFRN, o Circular está na vida dos estudantes há quase 40 anos, quando surgiu o campus universitário. Ainda mais nem sempre foi do jeitinho que conhecemos.

O que é a linha Circular

O Circular é uma linha que faz a conexão do campus central. O sucesso só aconteceu a partir do acordo com o sistema de transporte público e a universidade. Como resultado, esta parceria fez com que o ônibus fosse de graça para todos os estudantes. Um dos diferenciais do busão é ser um transporte que leva para a parte interna e externa da UFRN, inclusive ao Restaurante Universitário.

Antes o sistema de transporte era de outro jeito

Antes de agosto de 1995, o acesso de qualquer parte da cidade ao campus só poderia se
dar através das linhas que entravam no campus, constituindo-se elas: : 02, 04, 08, 18, 60, 72, 79, 30, 31, 63, 45, 26, 77, 73, 33, 29, 03, 53 e 66. Quem era estudante, ninguém pagava pelo busão.

Os números são resultado da pesquisa do Seturn, o Sindicato da Empresa de Transporte, que foi base de pesquisa do João Vinícius Forte de Lima, estudante de Engenharia Civil em sua monografia em 2018.

A gratuidade só foi garantida, portanto, graças a existência da Câmara de compensações tarifárias do município de Natal. As empresas Cidades do Sol e Guanabara, maiores receitas por quilômetros, compensavam as empresas menores.

Entretanto, a Cidade do Sol, que operava a linha 33 e trafegava do campus ao bairro Pitimbu e possuía dois ônibus, propôs a mudança de trajeto da linha 33. Assim, surgiu a linha circular ligando os diversos fragmentos do campus a BR-101, com apenas um ônibus. Tudo isto, com a empresa Cidade do Sol custeando tarifa zero no com recursos utilizados na câmara de compensação de tarifária.

Você sabia da história do Circular? Deixe aqui o seu comentário!

Comentários

2 respostas para “Qual foi a origem da linha Circular da UFRN?”

  1. Emily Nathalia

    Oi Lara, tudo bem? Me chamo Emily Nathalia e estou iniciando o meu TCC do curso de Administração Pública/UFRN, que tratará sobre a mobilidade urbana de Natal e do circular da UFRN, no contexto pós-pandemia e como isso afetou a vida acadêmica dos discentes. Gostaria de saber quais as fontes que você utilizou na sua pesquisa dessa matéria, se possível.

    Adorei o Brechando, você tem muito talento e ótima escrita!
    Desde já, agradeço pela atenção.

    1. Lara Paiva

      Agradeço pelo carinho e continue acompanhando. Muitas das curiosidades foram coletando TCCs da UFRN. Esta foi minha fonte de pesquisa: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40651

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus