Brechando/brechadas / Rádio comunitária é regulamentada no RN

Rádio comunitária é regulamentada no RN

Rádio Comunitária

De acordo com o Wikipedia, a Rádio Comunitária atende comunidades geográficas e comunidades de interesse. Eles transmitem conteúdo que é popular e relevante para um público local específico, mas que é pouco atendido pelas emissoras comerciais. Uma outra definição aponta que as rádios comunitárias são operadas, pertencem e são influenciadas pelas comunidades que servem. Geralmente…

Compartilhe:

De acordo com o Wikipedia, a Rádio Comunitária atende comunidades geográficas e comunidades de interesse. Eles transmitem conteúdo que é popular e relevante para um público local específico, mas que é pouco atendido pelas emissoras comerciais.

Uma outra definição aponta que as rádios comunitárias são operadas, pertencem e são influenciadas pelas comunidades que servem. Geralmente sem fins lucrativos e fornecem um mecanismo para permitir que indivíduos, grupos e comunidades contem suas próprias histórias.

Agora várias comunidades potiguares terão finalmente o direito de ter a Rádio Comunitária. Leia o texto até o final e saiba mais.

Regulamentação das Rádios Comunitárias

O Diário Oficial do RN nesta quarta-feira (19) regulamentou as Rádios Comunitárias potiguares através da Lei 10.762, de 18 de agosto de 2020, que institui o Programa de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária do Estado do Rio Grande do Norte.

A lei foi de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes, aprovada na Assembleia Legislativa e, por fim, sancionada pela governadora Fátima Bezerra.

Como funcionará

O programa tem o objetivo de fortalecer a comunicação comunitária no RN, através do sistema de Radiodifusão Comunitária. A intenção é apoiar a manutenção e o desenvolvimento de projetos continuados realizados pelo segmento. Além disso, pretende fortalecer o serviço no estado.

A nova Lei ainda visa a difusão do jornalismo, da cultura local e das atividades esportivas, promover os direitos humanos, a liberdade de expressão, informação e comunicação, a interatividade das comunidades, bem como a pluralidade de opiniões e a diversidade cultural.

O Programa de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária do RN contempla também a promoção da informação local e da cultura regional assegurando a liberdade de expressão e ao direito à informação.

A execução do programa

Na realização do Programa serão selecionados projetos executados por associações culturais de radiodifusão comunitária outorgadas nos termos da Lei 9.612/98, sediadas no Estado do Rio Grande do Norte, respeitado o valor total de recursos estabelecidos no orçamento.

Para participar do programa a associação deve possuir autorização para executar o Serviço de Radiodifusão Comunitária, caráter representativo do setor, estar sediada no Estado do Rio Grande do Norte e comprovar experiência no fomento da radiodifusão há mais de 5 anos.

O Poder Executivo ainda determinará o órgão responsável, portanto, pela execução do programa na regulamentação da Lei.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus