A Parada LGBT de Natal está confirmada para acontercer entre os dias 26 e 27 de outubro, no qual uma passeata será feita do Midway até a Praça da Árvore de Mirassol. De acordo com a organização, uma das artistas que estava confirmada era a drag queen Gloria Groove, porém este assunto nunca mais foi discutido. Por isso, alguns seguidores foram questionar a atração a presença de artistas na line-up do evento, visto que havia poucos artistas da cena LGBT Natal participando, e o resultado foram xingamentos através das redes sociais. A denúncia desta hostilização foi feita pela página Proposta, no qual uma seguidora foi tirar a sua dúvida e em troca recebeu mensagens como “mau comida” (sic) e “vai encher teu c* de r*”.
Os prints da conversa podem ser vistos a seguir:
O evento é organizado pelo Fórum LGBT potiguar, que já sofre duras críticas desde a organização passada, desde a falta de cachê dos artistas até a falta de tratamento. Porém, eles emitiram uma nota sobre o assunto, dizendo que a pessoa responsável pelas redes sociais foi afastada. Leia o recado na íntegra:
*NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PARADA LGBT DE NATAL*
A organização da parada LGBT de Natal vem a público posicionar-se sobre mensagens machistas, misóginas e ofensivas que estão repercutindo nas redes sociais com a identificação de nossas redes sociais oficiais.
Apesar de termos ficado sabendo do conteúdo das mensagens por meio de “prints”, confirmamos a autencidade da emissão das mensagens a partir de nossas redes, mas afirmamos, sem vacilar, que elas não representam a posição oficial da equipe de organização e da Parada LGBT de Natal.
Repudiamos, profundamente, o teor das mensagens emitidas por um dos integrantes da equipe de comunicação visual, que tinha até então acesso à senha da página. O autor das mensagens está sendo responsabilizado e não tem mais acesso às redes da Parada LGBT de Natal.Reiteramos que, apesar de qualquer outro erro que tenhamos cometido ou de críticas construtivas que possamos merecer, repudiamos, veementemente, esse tipo de postura. Por isso, pedimos desculpas à companheira alvo das mensagens e nos solidarizamos por ter recebido esse tipo de tratamento em nossas redes.
Por fim, pedimos a todas, todos e todes — artistas e participantes — que sigam fortalecendo a Parada LGBT de Natal, que precisa ser maior do que qualquer indivíduo ou erro cometido. Assumimos o compromisso de transformar esse episódio inaceitável e a conjuntura de ataques às nossas vidas em lições para construirmos uma Parada LGBT com ainda mais força cultural e política, reafirmando a importância não apenas de algumas vidas e lutas LGBT+, mas de todas!*ORGANIZAÇÃO DA PARADA LGBT DE NATAL*
No entanto, a organização não admitiu quem era o responsável pelas mensagens de baixo calão. O Pedro HMC, youtuber da página “Põe Na Roda“, já anunciou o cancelamento de sua ida à Parada LGBT de Natal após a polêmica.
Pera to me inteirando disso agora! De graça ou pagando cachê, n me associo a qq evento ou Associacao q nao respeita LGBT. É uma pena q eu tava mto feliz de ir pra Natal e conhecer as manas daí tudo! 🙁
— Pedro HMC (@hmcpedro) October 8, 2019
Outras entidades LGBT estão com uma alternativa de fazer um outro evento em oposição à Parada LGBT de Natal.
Deixe um comentário