Brechando/Teatro / Inspirada em sua avó, atriz estreia espetáculo sobre mulheres que não puderam realizar sonhos

Inspirada em sua avó, atriz estreia espetáculo sobre mulheres que não puderam realizar sonhos

O grupo Amoras estreia no próximo sábado (25) o espetáculo “Violetas”, no qual a atriz Mayra Montenegro se inspiurou na avó, dona Wilma, para a realização do espetáculo. A apresentação será no Teatro de Cultura Chico Danidel, o TCP, que fica no anexo da Fundação José Augusto. Além disso, Violetas faz parte da pesquisa “Memória…

Compartilhe:

O grupo Amoras estreia no próximo sábado (25) o espetáculo “Violetas”, no qual a atriz Mayra Montenegro se inspiurou na avó, dona Wilma, para a realização do espetáculo. A apresentação será no Teatro de Cultura Chico Danidel, o TCP, que fica no anexo da Fundação José Augusto. Além disso, Violetas faz parte da pesquisa “Memória da Voz”, realizada pela atriz com direção de Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro) e assistência de direção de Eleonora Montenegro  e trata de mulheres, guerreiras anônimas, sonhadoras solitárias, que dedicaram suas vidas aos filhos e maridos e não puderam realizar sonhos outros.

O fio condutor é a história da avó de Mayra, dona Wilma, que com o seu exemplo de vida e amorosidade inspira toda a pesquisa. A partir dela, outras tantas poderão ganhar vez e voz. A pesquisa/espetáculo parte da metodologia da mímesis corpórea e vem propor uma reflexão sobre o nosso papel ou papéis através de testemunhos, observações e descobertas.

A peça quer responder as seguintes perguntas:  Quem foram/quem são essas guerreiras do lar? Sonhadoras anônimas que realizam atos cotidianos de amor/heroísmo? Como remendar a própria alma? Como ser esteio durante toda vida, sem nos esquecer também viventes?  “Para nos remontar ou nos reorganizar precisamos nos desmontar e redescobrir em meio às dores e feridas abertas. “Violetas” é uma reflexão, uma memória de esperança, de amor e lealdade, buscando um movimento que nos ajude a passar de vítimas à autora de nós mesmas, não admitindo mais que nos sejam podados os sonhos”, diz a sinopse do espetáculo.

A atriz Mayra Montenegro também trabalha como cantora, preparadora vocal e professora da Graduação em Teatro da UFRN. Ministra as disciplinas de Expressão Vocal, Canto para o Ator e Música na Cena. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística, com habilitação em Música (UFPB-2008) e Mestrado em Artes Cênicas (UFRN-2012). Como formação complementar, participou de diversos cursos e oficinas, como: A imersão A Arte Secreta do Ator, com o diretor Eugenio Barba e a atriz Julia Varley (OdinTeatret – 98 horas); Da Energia à Ação, com Naomi Silman (LUME Teatro); A Dança das Intenções, com Roberta Carreri (OdinTeatret); Mímesis Corpórea, com Raquel ScottiHirson (LUME Teatro); A Presença do Ator, com Carlos Simioni (LUME Teatro); Quem Fala e se Move Mostra Musicalidade, com a professora AngelikaHauser-Dellefant (Universidade de Viena – Áustria); Corpo, Conte e Cante!,com Anita Gritsch (Universidade de Viena – Áustria); O Corpo Musical, com Jean-Jacques Lemêtre (Théâtre Du Soleil) O Clown e sua Poética, com AdelvaneNéia – SP; Pulso-Presença, com Helder Vasconcelos – PE; dentre outros.

Confira o teaser a seguir:

 

Ficha técnica

Realização: Cia Violetas de Teatro

Direção: Raquel Scotti Hirson (Lume Teatro)

Assistente de Direção: Eleonora Montenegro

Atuação: Mayra Montenegro

Produção: Amora Produções

SERVIÇO

Violetas

25 de maio às 19h

26 de maio às 18h

Local: Teatro de Cultura Popular – Rua Jundiaí, 641, Bairro Tirol.

Ingressos: R$ 10 ❙ R$ 20 pelo Sympla (http://bit.ly/2HkNJmV)

Classificação: 12 anos

Mais informações: (83) 9.9813-1661

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus