Brechando/Artistas Potiguares / Talma e Gadelha e Potyguara disponibilizam seus álbuns made in Incuabora Dosol

Talma e Gadelha e Potyguara disponibilizam seus álbuns made in Incuabora Dosol

Neste mês dois artistas potiguares lançaram álbuns. O primeiro que falaremos é de uma banda que surgiu no início do ano de 2010 e está no seu quarto álbum. A segunda é uma artista conhecida por performar como Drag Queen, que se arriscou como cantora. Estou falando de Talma & Gadelha e Potyguara Bardo. Continuando…

Compartilhe:

Neste mês dois artistas potiguares lançaram álbuns. O primeiro que falaremos é de uma banda que surgiu no início do ano de 2010 e está no seu quarto álbum. A segunda é uma artista conhecida por performar como Drag Queen, que se arriscou como cantora. Estou falando de Talma & Gadelha e Potyguara Bardo.

Continuando a ideia de que os álbuns começam com a letra M, o grupo Talma & Gadelha colocou o quarto álbum, “Marfim”,  nas principais plataformas de música.

“O marfim é um talismã da sorte, usado em amuletos e esculturas religiosas. A sua cor branca remete à pureza e à força moral, representa também longevidade, resistência, sabedoria e poder. De marfim são as presas do elefante antes de virarem artefato e o elefante é símbolo do Rio Grande do Norte pela semelhança da sua forma com o mapa do Estado”, alegou a banda ao escolher o título do disco.

O quarto álbum veio num momento em que a banda estava renascendo e se recriando quase 8 anos após o lançamento do seu primeiro disco.

Marfim é o resultado de muitas conversas em torno de uma mesa redonda com café, risadas e reflexões. Os temas, as ideias, os personagens e principalmente as emoções vieram do cotidiano de cada um da banda.

Se antes era preciso Matar o Amor, agora o amor evoluiu e se tornou Três. Se em discos anteriores a banda dizia com sutileza que Se Fosse Feio o amor de que adiantaria viver? Nesse, ela exige que Parem de Nos Matar. E a história de amor que antes era entre o Roqueiro e a Hippie, agora é entre o Vaqueiro e a Drag.

Banda residente do projeto Incubadora DoSol, onde tudo começou, o Talma e Gadelha preparou 9 canções gravadas no Estúdio DoSol.

A produção musical foi conjunta entre os 5 músicos – Simona Talma (voz), Luiz Gadelha (voz e guitarra), Thiago Andrade (guitarra), Ana Morena (Baixo) e Yves Fernandes (Bateria).

Além de Luiz e Simona, vários parceiros musicais foram convidados e dividem a autoria de algumas músicas: Luana Alves (Luaz), Luana Simplício (Uma Senhora Limonada), Filipe Marcus (Joseph Little Drop), Juão Nin (Andróide Sem Par), Eliza Cavalcante, Lucas Azevedo e Pipa Soares.

No primeiro semestre de 2018, a banda lançou uma lyric vídeo de “Trans”, seu primeiro single do disco. Agora, Marfim já está completo e disponível em todas as plataformas musicais.

No segundo semestre, o Talma e Gadelha já tem uma extensa agenda de lançamento do Marfim que inclui shows no Itaú Cultural (SP), Casa Natura (SP), Festival MADA (RN) e Festival DoSol (RN), já confirmados.

Além disso, outros artistas também lançaram o álbum, como a Potyguara é uma drag queen e performer, mas também está começando a engatinhar na música. Diferente da Kaya Conky, ela possui um som mais alternativo e bem distante do pop, migrando para o rock, eletrônico e rap.

Por falar em Conky, ela e a cantora Luísa Guedes, da banda Luísa e os Alquimistas, também participam do álbum.

O novo disco se chama Simulacre e já está sendo bastante aceito pela mídia alternativa pelo fato da drag fugir daquele padrão Rupaul’s Drag Race e imprimir uma identidade própria.

Segue aqui para ouvir o disco:

https://open.spotify.com/user/g.cardoso/playlist/2JZLGYW8dFAuPaUVTaOlG0

O grupo de reggar Soulrebel, que também está na incubadora, acabou de lançar o single “Faya de Paya”.  Escute aí:

http://https://open.spotify.com/album/1BHZNKsEkjGO87ILFaRwYx

Fundada há 4 anos, nos corredores do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), Soul Rebel quer mostrar que o Nordeste tem bom reggae. A banda é formada por Ermeson Davi (voz e percussão), Tatiane Anolino (voz e guitarra), Erickson Davi (bateria e percussão), Matheus Fortunato (baixo) e sempre conta com participação de outros músicos natalenses em seus shows.

No ano de 2017, a Soul Rebel passou a produzir seu próprio evento, o Ciranda na Esquina, o qual em sua primeira edição já reuniu mais de 200 espectadores e contou com a participação de 18 jovens artistas da cidade, dentre eles fotógrafos, poetas, músicos, artistas circenses, etc.

Sobre o Projeto Incubadora, no qual Talma & Gadelha e Potyguara participaram

O projeto Incubadora tem coordenação e direção artística de Anderson Foca e produção executiva de Ana Morena.

O projeto engloba todas as etapas de produção e desenvolvimento criativo dos artistas escolhidos. Também é uma forma de compartilhar o que aprendemos nesses 20 anos que trabalhamos com música no RN.

Entre os produtores envolvidos no trabalho estão Simona Talma (Talma&Gadelha e Orquestra Greiosa), Gabriel Souto (Dusouto), Yves Fernandes (Camarones Orquestra Guitarrística) e Walter Nazário (Mahmed).

Todo o processo foi documentado em fotos e vídeos com o dia a dia das gravações. Os vídeos docs serão exibidos no canal do Dosol no youtube e nas mídias sociais do DoSol, como o da Potyguara, postado nesta matéria.

A Incubadora Dosol 2018 tem patrocínio da Oi, através da lei Câmara Cascudo e Governo do RN, com apoio cultural da Oi Futuro, realização DoSol.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus