Quando a gente pensa em eleição, pensamos em Fake News. Por isso, virou preocupação tanto nas pessoas, mas também de órgãos públicos, como Governos e Tribunais Eleitorais. Além disso, muitos jornalistas estão apurando o que está sendo falado pela rede social, criando agências de fact checking.
Em inglês o termo significa checar o fato. Isso mesmo, os jornalistas estão trabalhando não só em procurar histórias, mas também apurar tudo que fala na internet e mostrar daquela notícia ser falsa para população.
Uma dessas iniciativas é o Projeto Comprova, que vai utilizar o WhatsApp para alertar a população sobre notícias falsas nas eleições. Ainda conta com o apoio de 24 veículos de comunicação, como Nexo Jornal, SBT e o Estado de S. Paulo.
O foco é investigar tudo o que será falado nas Eleições Gerais deste ano.
A iniciativa do projeto é do First Draft, centro de estudos jornalísticos ligado ao Shorenstein Center da Universidade Harvard. No Brasil, a coalizão está sob coordenação da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e tem apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo). O Google e o Facebook ajudam no financiamento.
Após a identificação das fake news, haverá uma checagem cruzada de todos os conteúdos. Nenhum desmentido será publicado antes de ao menos 3 veículos diferentes entrarem em acordo sobre a falsidade da informação em questão.
O projeto também terá o cuidado de questionar apenas informações equivocadas que já tenham tido 1 grande alcance ou que tenham potencial viral. A ideia é não correr risco de ajudar 1 boato ainda fraco a ganhar fôlego acidentalmente.
A coalizão de empresas de mídia inclui AFP, Band, BandNews, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta do Povo, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S.Paulo, O Povo, Poder360, revista piauí, Rádio BandNews FM, Rádio Bandeirantes, SBT, UOL e Veja.
Ainda também conta com o apoio da equipe do Aos Fatos, consultoria em fact-checking voltado a empresas e organizações da sociedade civil sem vinculação político-partidária fundada em 2015.
Com uma equipe multidisciplinar distribuída por Rio de Janeiro e São Paulo, produz projetos fechados de tecnologia e jornalismo. Na área de tecnologia, desenvolve projetos patrocinados de inteligência artifical e fact-checking automatizado. A equipe de jornalismo, por sua vez, produz relatórios temáticos, para consumo interno dos nossos clientes, e levantamentos de dados e investigações mais elaboradas, que podem ou não ser publicadas no nosso site.
Deixe um comentário