Brechando/Cidades / Um trampolim na praia de Areia Preta

Um trampolim na praia de Areia Preta

A foto acima de Grevy mostra que em Natal havia um trampolim no meio da praia de Areia Preta, também conhecida como Miami, como falamos nesta matéria. Algumas pessoas mais velhas falavam que tinha que ter muita coragem para pular do brinquedo, visto que as ondas daquela região são altas e o mar é bastante…

Compartilhe:

A foto acima de Grevy mostra que em Natal havia um trampolim no meio da praia de Areia Preta, também conhecida como Miami, como falamos nesta matéria. Algumas pessoas mais velhas falavam que tinha que ter muita coragem para pular do brinquedo, visto que as ondas daquela região são altas e o mar é bastante agitado. A Praia de Areia Preta foi a primeira praia oficializada como balneário público natalense, em janeiro de 1908.

Aqui tem mais foto do Trampolim:

Na década de 30, Areia Preta já era uma Praia de veraneio, procurada pelos natalenses mais abastados, onde construíam as suas casas de praia, no qual já falamos sobre a História do Veraneio em Natal e Litoral do Rio Grande do Norte. Entre as décadas de 50 e 70 foi se modernizando e já era frequentada por grande parte dos moradores da cidade. Ganhou uma praça com jangada, um trampolim e um muro de contorno na sua orla. Veja como a praia era bastante agitada:

O Trampolim foi instalado durante a gestão de Sylvio Pedrosa, que foi bastante criticado por construir o trampolim em um local no meio das pedras, deixando algumas vítimas de acidentes fatais. O Trampolim foi inaugurado em 1956, quando foi entregue o calçamento da avenida principal da orla. Junto com o trampolim, a balaustrada, que até hoje existe na orla da praia urbana.

De acordo com os blogs que também narram a história de Natal, uma das vítimas fatais foi o Tenente Aviador, Antonio Carlos Magalhães Alves, de apenas 24 anos.  Ele, casado em março do ano anterior e chegado a cidade há poucos meses, fazia parte do 2º esquadrão do 5º grupo de aviação da Base Aérea de Natal. O acidente foi quando ele errou o seu salto e bateu com a cabeça em uma das pedras, levando-o a óbito ainda no local.

A partir da década de 80, houve um descaso com a praia, onde as grandes ressacas, derrubaram parte da mureta que a margeava. Os antigos veranistas passaram a procurar a Praia de Ponta Negra e outras do litoral Sul. Essa passou a ser frequentada pelos moradores do bairro de Mãe Luíza, que fica bem próximo às suas águas. Por conta da maresia, o Trampolim caiu  junto com a ponte que levava para o caminho do equipamento. Não houve interesse da Prefeitura em instalá-lo novamente.
O local onde ficara o trampolim é onde está localizado, hoje, o letreiro com o nome Natal, instalado pela Prefeitura do Natal, na gestão de Carlos Eduardo, há dois anos. Veja a foto a seguir:
Foto: Tribuna do Norte
Com o surgimento da via costeira tem se notado uma super valorização do local com a construção descontrolada de prédios e residências de luxo.
Apesar de não ter mais o trampolim, as pessoas ainda utilizam o lugar para pular e é comum ouvir nos noticiários sobre turistas e moradores de Natal que morrem por conta de afogamento.

Comentários

Uma resposta para “Um trampolim na praia de Areia Preta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus