Brechando/Curiosidades / Jornalista potiguar cria um canal no You Tube para desmistificar o câncer de mama

Jornalista potiguar cria um canal no You Tube para desmistificar o câncer de mama

Quando a gente pensa em câncer, muitos associam que a nossa vida acabou e que não tem mais jeito. Porém, algumas pessoas pensam diferente e acreditam que seja um recomeço. A jornalista potiguar Ana Patrícia Furtunato (com “U” mesmo) tem 34 anos e descobriu no ano passado que estava no câncer de mama. Neste momento,…

Compartilhe:

Quando a gente pensa em câncer, muitos associam que a nossa vida acabou e que não tem mais jeito. Porém, algumas pessoas pensam diferente e acreditam que seja um recomeço. A jornalista potiguar Ana Patrícia Furtunato (com “U” mesmo) tem 34 anos e descobriu no ano passado que estava no câncer de mama. Neste momento, ela está passando pelo tratamento e resolveu criar um canal no You Tube, em parceria com a produtora Sirguela filmes. A intenção é desmistificar a doença sem os termos técnicos e de uma maneira simples para que o povo entenda.

No primeiro vídeo, de forma engraçada e desconstruída, postado na noite desta quinta-feira (11), ela conta como descobriu a doença, sem frescura e com muito humor. Em agosto, eu foi ao médico e marcou uma ultrassom, que detectou um nódulo no seio. Então, no dia 17 de outubro, ela fez uma biopsia que detectou que era câncer. “Quando eu peguei o resultado da biópsia, estava escrito carcinoma e meu conhecimento é suficientemente grande para saber o que era. A primeira coisa que pensei foi: “Eu tomei no c…Botei o exame dentro do envelope e fui para médica”, relatou a jornalista.

O câncer de mama pode ocorrer em mulheres e, raramente, em homens. Os sintomas do câncer de mama incluem um nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do câncer. Pode envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Geralmente, a doença ocorre entre pessoas de 19 a 60 anos.

“Gente, ficar desesperada não iria resolver meu problema e muito menos tirar o câncer”, contou a jornalista, que prometeu falar mais sobre o tratamento em novos vídeos, que está começando a viralizar.

Em entrevista ao Brechando, Ana Patrícia nos contou que fora o vídeo de estreia, já tem mais três gravados, que contam sobre algumas fases do tratamento. Atualmente, ela está passando por um tratamento de quimioterapia. A quimio é dividida em três fases, a primeira termina na próxima segunda (15). Depois fará a segunda parte do tratamento que terminará até abril e, por último, a mastectomia (a retirada da mama).

“O motivo é que eu sou aquela pessoa que você viu no vídeo e aí, muita gente disse que eu precisava espalhar essa alegria pelo mundo. E assim eu fiz. Já era um desejo antigo fazer esse canal, agora foi só um assunto a mais”.

Confira o primeiro vídeo do canal a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus