Brechando/Cidades / Sabia que o Ducal foi construído pela Odebretch?

Sabia que o Ducal foi construído pela Odebretch?

A gente já tinha falado sobre o Ducal no blog, mas vamos recordar, pois achamos uma raridade. A obra acima registrada, no qual peguei no Facebook de Júnior Oliveiro, colecionador de fotos antigas da cidade, mostra a obra do Hotel Monte Líbano, que hoje é conhecido por Ducal. Tudo começou em 1971, quando  o empresário Alcides…

Compartilhe:

A gente já tinha falado sobre o Ducal no blog, mas vamos recordar, pois achamos uma raridade. A obra acima registrada, no qual peguei no Facebook de Júnior Oliveiro, colecionador de fotos antigas da cidade, mostra a obra do Hotel Monte Líbano, que hoje é conhecido por Ducal. Tudo começou em 1971, quando  o empresário Alcides Araújo, fundador da rede lojas Rio Center, juntamente com empresários libaneses residentes em Natal resolveu construir o Hotel Monte Líbano. A construção foi comandada pelo Grupo Odebrecht, hoje conhecida pelo seu envolvimento na Operação Lava-Jato. Porém, antes do prédio ter ficado pronto, Araújo e os libaneses venderam o hotel para União das Empresas Brasileiras e no dia 05 de Novembro de 1976, um hotel quatro estrela chamado Ducal Palace Hotel. Bastante luxuoso para aquela época.

Vamos dá um resumo sobre a empresa, que surgiu em 1944, por Noberto Odebrecht, herdeiro de uma família que já tinha experiência na área da construção civil,e foi uma das primeiras construtoras do país a fazer obras de concreto armado. Naquela época, o Ducal e a Odebretch tinha parcerias em outras cidades brasileira para a construção de outros empreendimentos, como shoppings, centros empresariais, hoteis e dentre outros.

Assim como outras obras da empresa naquela época, o prédio foi construído por concreto e aço da torre Agbal. Foi um dos percursores da verticalização da capital potiguar.

Nesta foto a seguir mostra que o prédio teve apoio do Governo Estadual (veja a placa: “Governo Cortez Pereira”). Observe que a Rua João Pessoa ainda não era asfaltada:

Alguns anos depois, foi vendido à rede hoteleira Luxor Continental, no Rio de Janeiro. O último andar do prédio é um mirante que funcionava o antigo restaurante do hotel, que tem uma vista panorâmica da cidade em um ângulo de 360º. Este também por muitos anos funcionou como uma boate. No ano de 1981, o Hotel Ducal recebeu a Seleção Brasileira em um amistoso contra a Alemanha Oriental antes da Coapa do Mundo de 1982, que aconteceu na Espanha.

Depois de hotel, o prédio funcionam as Secretarias Municipais de Educação e Saúde. Desde a gestão de Micarla de Sousa, as secretarias mudaram por um outro prédio que funcionou um hotel na ladeira do sol.  Até hoje, o local está disponível para alugar e algumas salas são utilizadas para as pessoas que estão de passagem na cidade.

A parte do térreo é utilizado por um banco de empréstimo consignado. Mesmo não estendo nos tempos de glória, o Ducal ainda é utilizado como ponto de referência em Natal.

 

Comentários

Uma resposta para “Sabia que o Ducal foi construído pela Odebretch?”

  1. Seledon Dias.

    Essa informação está equivocada…
    Não é o Chacal…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus