Brechando/Cidades / Você pode ver o eclipse solar dentro do Parque da Cidade

Você pode ver o eclipse solar dentro do Parque da Cidade

Natal poderá assistir parcialmente um eclipse solar, tanto que haverá um encontro para os admiradores nesta segunda-feira (21), a partir das 16h00, no Parque da Cidade, no prolongamento da Av. Prudente de Morais. O motivo da escolha? É um dos lugares da cidade com vista privilegiada para o poente (onde o sol se põe). Um…

Compartilhe:

Natal poderá assistir parcialmente um eclipse solar, tanto que haverá um encontro para os admiradores nesta segunda-feira (21), a partir das 16h00, no Parque da Cidade, no prolongamento da Av. Prudente de Morais. O motivo da escolha? É um dos lugares da cidade com vista privilegiada para o poente (onde o sol se põe).

Um telescópio especialmente adaptado estará projetando a imagem do Sol para observação coletiva e óculos e dispositivos com proteção também estarão disponíveis.

O evento é gratuito e será organizado pela equipe do Projeto “Astronomia no Parque”, que uma tarde de sábado por mês convida o público ao Parque da Cidade para falar sobre a Ciência dos astros. Além disso, o evento conta com a participação do professor Antônio Araújo, presidente da Associação Norte Rio-grandense de Astronomia (ANRA) e de seus membros, astrônomos amadores.

Para mais informações, clique aqui.

O eclipse solar de 21 de agosto de 2017 será visível na América do Norte, na América Central, no Caribe, ao norte da América do Sul e ao oeste da Europa e da África.

Em Natal será visto 36,1% da visibilidade do eclipse solar. Será a quarta maior cidade brasileira que verá o fenômeno, perdendo para Fortaleza (40,5%), Macapá (40,9%) e Boa Vista (37,9%).

Confira os horários em cada cidade brasileira a seguir:


Para os moradores dos EUA será um evento único, pois irão observar, pela primeira vez em 99 anos. Tanto que especialistas acreditam que será o eclipse mais observado da história, seja pessoalmente ou através de transmissões ao vivo. Será um dos eventos mais memoráveis dos últimos anos para os americanos e a previsão é durar 90 minutos. Por isso este vem sendo chamado de “o grande eclipse norte-americano“.

Muitos cientistas estão esperando com impaciência o eclipse para observar os efeitos da perda súbita de radiação solar ultravioleta.

O eclipse desconectará a fonte da ionosfera, [a parte da atmosfera terrestre permanentemente ionizada devido à fotoionização provocada pela radiação solar. Durante o eclipse esta capa passará das condições diurnas às noturnas e vice-versa, revela o especialista da Universidade de Colorado, o astronauta Bob Marshall.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus