Brechando/Curiosidades / Sabia que tem um doc sobre a história do heavy metal em Natal?

Sabia que tem um doc sobre a história do heavy metal em Natal?

O rock na capital potiguar deu os primeiros sinais na década de 60, com bandas de colégios e os movimentos musicais daquela época. Já o heavy metal, um gênero musical baseado no rock,  por sua vez, veio na década de 80. O documentário “Natal Assault: Heavy Metal na Cidade do Sol” narrará um pouco da…

Compartilhe:

O rock na capital potiguar deu os primeiros sinais na década de 60, com bandas de colégios e os movimentos musicais daquela época. Já o heavy metal, um gênero musical baseado no rock,  por sua vez, veio na década de 80. O documentário “Natal Assault: Heavy Metal na Cidade do Sol” narrará um pouco da história do estilo na capital do Rio Grande do Norte e como o estilo abalou as estruturas de uma cidade que até hoje é conservadora.

O filme está rodando desde 2013 e não tem previsão para o lançamento, visto que está elaborado de uma forma totalmente independente, sem auxílio de leis de incentivo. Ou seja, na marra, assim como foi toda a produção de álbuns, shows e discos sobre o estilo na cidade.

A ideia vem do Hervall Padilha, vocalista da banda Comando Etílico, muito famosa no Rio Grande do Norte. A ideia é contar a introdução do estilo em Natal e as primeiras pessoas que disseminaram o estilo. Além de Padilha, o doc também conta com a ajuda de Tiago Prado.

Para narrar o filme, a dupla está recolhendo depoimento de bandas e pessoas que presenciaram o nascimento e crescimento do estilo musical. Curiosidades, fotos e fatos, bandas e shows realizados serão contatos pelos amantes do gênero e pioneiros que viveram o início do movimento metálico do Rio Grande do Norte.

Os detalhes do doc podem ser conferidos em sua fanpage, que contém fotos e depoimentos de bandas da década de 80/90.

“Houve uma época onde éramos olhados de viés na rua, tratados como mendigos pelos garçons, um tempo em que nossas mães haviam perdido a esperança em nos salvar, época na qual acreditávamos que aquele sentimento pela nossa música jamais iria passar. Nos abrigávamos no conforto dos amigos, párias como todos aqueles a defender o Heavy Metal. Entre alegres tardes de sessions, demorados escrutínios de encartes de vinis, tocávamos nossas vidas, sonhando numa banda a montar ou, melhor ainda, num show de um grupo absolutamente desconhecido da maioria mas que amávamos incondicionalmente”, afirmou Bruno Bruce em depoimento para a página do Facebook.

O documentário também resgata relatos sobre como foram os primeiros shows de bandas locais e de outros estados brasileiros em Natal, da loja Whiplash, caravanas para assistir bandas internacionais, a produção de discos e dentre outras dificuldades que ainda existem na cena metaleira.

Hervall Padilha escreveu vários textos na página sobre o preconceito das pessoas mais velhas, como eram as festas nas casas dos adolescentes e um dos trechos que mais me chamou atenção foi esse, no qual mostra que eles eram felizes apenas pelo fato de escutar LPs: ” Ouvíamos Venom, Destruction, Exodus e Manilla Road, ao mesmo tempo que Mercyfull Fate, Iron Maiden e Ramones se preparavam pra entrar no palco do toca discos cuidadosamente protegido pelo “Dee Jay” da noite, mediante a agitação dos jovens ali presentes. Sim, agitávamos ao som destas bandas como se estivéssemos num show ao vivo, com o som no talo e ao pé do ouvido de todos”, relatou.

Além disso, relembrará muitas felicidades, preconceitos, tragédias, festas, inocência e todo amor pela música.  Tomara que fique pronto logo para poder assistir.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus