Brechando/Sem categoria / Quais nomes mais comuns no Rio Grande do Norte?

Quais nomes mais comuns no Rio Grande do Norte?

Foto: Agência Brasil O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, faz algum tempinho, uma lista dos nomes mais populares do país de acordo com os dados do Censo 2010. Mas, ninguém fez a seguinte pergunta: Quais são os nomes populares do Rio Grande do Norte? Através de uma brechada no site do instituto,…

Compartilhe:

Foto: Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, faz algum tempinho, uma lista dos nomes mais populares do país de acordo com os dados do Censo 2010. Mas, ninguém fez a seguinte pergunta: Quais são os nomes populares do Rio Grande do Norte? Através de uma brechada no site do instituto, achamos esse resultado aqui:

image

Assim como em outros estados brasileiros, os nomes Maria e José são populares no Rio Grande do Norte. São mais de 340 mil Marias espalhadas nos 163 municípios no estado em formato de elefante. Existem 146.235 potiguares que possuem o segundo nome mais comum. Mas, por que esse resultado?

O nome Maria teve seu auge na década de 60, onde 67 mil pais colocaram esses nomes em suas respectivas filhas. Vale lembrar que esta década foi conhecida como o baby boom, onde muitas pessoas ficaram grávidas neste período. Isso também aconteceu com José, no qual mais de 20 mil crianças dos anos 60 foram registradas com este nome, incluindo o meu pai. O termo popularizou-se no pós Segunda Guerra Mundial, quando houve aumento importante da natalidade nos Estados Unidos. Lembrar que o Brasil também participou da batalha. Muitos soldados estavam voltando para suas casas, e a natalidade reagiu positivamente a isso.

Uma curiosidade é que estes nomes são bastante popular desde início do século XX. O IBGE contou que há mais de 12 mil Marias e Josés potiguares nascidos antes de 1930 vivos.  O levantamento copilou mais de 130 mil nome no Brasil todo, durante as entrevistas em domicílios, sendo a maioria nome de mulheres: 72.814, que representam mais da metade da população do país.

Nos anos 2000, os nomes mais populares nas terras potiguares, além dos dois citados são: Ana, João, Pedro, Lucas, Francisco, Gabriel, Carlos, Mateus, Vitoria, Luiz, Letícia, Marcos, Felipe, Antonio, Paulo, Julia, Vitor e Daniel. Já na década de 90, os nomes Luana, Jessica, Rafael, Amanda, Aline e Fernanda eram muito comuns. Sabia que eu quase fui Jéssica? Isto falarei em outras postagens do Brechando.

Claro que pesquisei para saber quantas xarás tinham no RN e a pesquisa constatou que tem 1912 pessoas com o meu mesmo nome. São 60 Laras para cada 100 mil pessoas. O estado que tem mais Laras do Brasil é São Paulo, com 18 mil espalhadas.

Para saber mais é só acessar neste site.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus