Brechando/Curiosidades / Placas de carro no Brasil vão mudar novamente

Placas de carro no Brasil vão mudar novamente

No tempo dos nossos pais, as placas dos veículos brasileiras eram compostas por duas letras e quatro números. Depois, na década de 90, se transformou em três letras e quatro números. A partir de janeiro de 2017, as placas de carro, novamente, passarão por mudanças. Inicialmente para os carros de zero quilômetros rodados. A alteração…

Compartilhe:

No tempo dos nossos pais, as placas dos veículos brasileiras eram compostas por duas letras e quatro números. Depois, na década de 90, se transformou em três letras e quatro números. A partir de janeiro de 2017, as placas de carro, novamente, passarão por mudanças. Inicialmente para os carros de zero quilômetros rodados. A alteração inicialmente aconteceria em 2015, mas foi adiada. As placas ficarão igual à imagem acima. Como será? A gente te explica!

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adotará o novo modelo de placa veicular comum a todos os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), uma organização intergovernamental fundada a partir do Tratado de Assunção de 1991. O bloco é formado pela Venezuela, Brasil, Uruguai e Paraguai.

Atualmente, as placas de identificação veicular são produzidas livremente e sem qualquer controle na sua forma semiacabada. Depois, são vendidas para pequenas e médias empresas credenciadas pelos Detrans, que estampam e pintam a numeração alfanumérica. As placas semiacabadas do Mercosul serão fabricadas por empresas credenciadas e integradas ao Denatran.

O novo padrão será obrigatório em todos os emplacamentos de automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus zero-quilômetro. Veículos transferidos de município ou com troca de categoria também precisarão fazer a mudança. Em todos os outros casos, a adoção da nova placa será facultativo.

O novo modelo terá quatro letras e três algarismos estampados em chapa de alumínio, que serão escolhidos e distribuídos de forma aleatória. Serão permitidas mais de 450 milhões de combinações, contra as pouco mais de 175 milhões do atual modelo brasileiro. A nova placa terá as mesmas medidas utilizadas hoje no Brasil, ou seja 40 cm de comprimento por 13 cm de largura.

O fundo será branco e haverá uma tarja azul na parte superior. Lá estarão o emblema do Mercosul e a bandeira e o nome do país do veículo. No canto direito da parte branca, estarão as bandeiras do estado e o brasão da cidade onde o carro está registrado. O fundo será sempre branco. Já a cor de letras e números muda de acordo com a categoria do veículo, conforme a imagem a seguir:

placas_novas4

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus