O escritor potiguar Márcio Benjamin participará no mês de março de um evento literário em Paris, capital da França, que é a Primavera Literária Brasileira, organizado pela Universidade de Sorbonne. O convite surgiu pelo professor Leonardo Tonnus, organizador do evento e professor do Departamento de Estudos Lusófonos da instituição de ensino.
Benjamin é escritor, dramaturgo (escreveu diversas peças, como “Flores de Plástico”) e advogado. Em 2012, lançou o “Maldito Sertão”, através do selo Jovens Escribas, cuja orelha foi escrita pelo publicitário e também integrante da editora, Patrício Júnior.
Maldito Sertão é um livro de contos de Márcio Benjamin que descreve situações do sertão brasileiro. Os contos transitam pelo sobrenatural, pelas experiências do sertanejo com as criaturas e forças estranhas que povoam a noite e o campo. A obra ficou conhecida por misturar o vocabulário formal e o português padrão com expressões e modos de falar próprios do sertanejo.
“Isto aconteceu um dia antes do Festival Literário de Pipa (Flipipa), eu recebo a mensagem do professor durante a madrugada. Li a mensagem dele. Dizia que estava interessado no meu livro e que estava no Rio Grande do Norte. Então, ele perguntou como faço para adquirir”, disse Márcio Benjamin.
Após ter entregue o livro ao professor em Sagi, eles ficaram conversando na internet, através do Facebook, quando no mês de janeiro finalmente recebeu o convite.
“Algum tempo depois, ele me enviou o convite formal dizendo para participar do evento. Vai ter um momento de palestras. Fiquei preocupado, inicialmente, porque não falo nem “Oui”, mas vai haver uma pessoa que traduzirá simultaneamente o que vou dizer. “, disse.
A Primavera Literária Brasileira contará com outros escritores brasileiros e também de países que falam a língua portuguesa. É a primeira vez que o potiguar sairá do país. “Nesta palestra falarei sobre o livro e como foi constituído. Durante este encontro alguns contos serão traduzidos em francês pelos alunos. Além disso, vou responder alguns dos participantes”, comentou.
O evento acontecerá entre os dias 17 a 31 de março. Márcio, por sua vez, ficará na capital francesa apenas entre os dias 15 a 20 de março. O escritor espera que com a participação no evento, o livro seja traduzido em outros idiomas. “Na verdade, eu estou bastante ansioso e quando ficar com perto estarei bem nervoso”, brincou.
Na edição do ano passado, houve mesas sobre romance policial, quadrinhos, dramaturgia e ilustrações produzidos em terras tupiniquins. O evento acontece depois do Salão do Livro de Paris e tem apoio do Governo Federal.
Para quem não sabe, o professor é Maître de Conférences desta universidade, um entusiasta da nova produção literária brasileira e publicou vários artigos sobre autores brasileiros contemporâneos. Ele tem um blog no qual fala sobre várias obras e novos escritores da língua portuguesa. Confira aqui.
Estiveram no ano passado Adriana Lisboa, Luiz Ruffato, Edney Silvestre, Sérgio Rodrigues e Sérgio Roveri. O evento conta com debates, conferências, projeção de filmes e dentre outros projetos com universitários daquela instituição de ensino voltados para a literatura brasileira.
Deixe um comentário