Brechando/Artistas Potiguares / Escritor potiguar vai participar de festival literário na França

Escritor potiguar vai participar de festival literário na França

O escritor potiguar Márcio Benjamin participará no mês de março de um evento literário em Paris, capital da França, que é a Primavera Literária Brasileira, organizado pela Universidade de Sorbonne. O convite surgiu pelo professor Leonardo Tonnus, organizador do evento e professor do Departamento de Estudos Lusófonos da instituição de ensino. Benjamin é escritor, dramaturgo…

Compartilhe:
O escritor Márcio Benjamin (Foto: Divulgação/Facebook)
O escritor Márcio Benjamin (Foto: Divulgação/Facebook)

O escritor potiguar Márcio Benjamin participará no mês de março de um evento literário em Paris, capital da França, que é a Primavera Literária Brasileira, organizado pela Universidade de Sorbonne. O convite surgiu pelo professor Leonardo Tonnus, organizador do evento e professor do Departamento de Estudos Lusófonos da instituição de ensino.

Benjamin é escritor, dramaturgo (escreveu diversas peças, como “Flores de Plástico”) e advogado. Em 2012, lançou o “Maldito Sertão”, através do selo Jovens Escribas, cuja orelha foi escrita pelo publicitário e também integrante da editora, Patrício Júnior.

Maldito Sertão é um livro de contos de Márcio Benjamin que descreve situações do sertão brasileiro. Os contos transitam pelo sobrenatural, pelas experiências do sertanejo com as criaturas e forças estranhas que povoam a noite e o campo. A obra ficou conhecida por misturar o vocabulário formal e o português padrão com expressões e modos de falar próprios do sertanejo.

“Isto aconteceu um dia antes do Festival Literário de Pipa (Flipipa), eu recebo a mensagem do professor durante a madrugada. Li a mensagem dele. Dizia que estava interessado no meu livro e que estava no Rio Grande do Norte. Então, ele perguntou como faço para adquirir”, disse Márcio Benjamin.

Após ter entregue o livro ao professor em Sagi, eles ficaram conversando na internet, através do Facebook, quando no mês de janeiro finalmente recebeu o convite.

“Algum tempo depois, ele me enviou o convite formal dizendo para participar do evento. Vai ter um momento de palestras. Fiquei preocupado, inicialmente, porque não falo nem “Oui”, mas vai haver uma pessoa que traduzirá simultaneamente o que vou dizer. “, disse.

A Primavera Literária Brasileira contará com outros escritores brasileiros e também de países que falam a língua portuguesa. É a primeira vez que o potiguar sairá do país. “Nesta palestra falarei sobre o livro e como foi constituído. Durante este encontro alguns contos serão traduzidos em francês pelos alunos. Além disso, vou responder alguns dos participantes”, comentou.

Livro "Maldito Sertão", de Márcio Benjamin (Foto: Facebook/Divulgação)
Livro “Maldito Sertão”, de Márcio Benjamin (Foto: Facebook/Divulgação)

O evento acontecerá entre os dias 17 a 31 de março. Márcio, por sua vez, ficará na capital francesa apenas entre os dias 15 a 20 de março.  O escritor espera que com a participação no evento, o livro seja traduzido em outros idiomas. “Na verdade, eu estou bastante ansioso e quando ficar com perto estarei bem nervoso”, brincou.

Na edição do ano passado, houve mesas sobre romance policial, quadrinhos, dramaturgia e ilustrações produzidos em terras tupiniquins.  O evento acontece depois do Salão do Livro de Paris e tem apoio do Governo Federal.

Para quem não sabe, o professor é Maître de Conférences desta universidade, um entusiasta da nova produção literária brasileira e publicou vários artigos sobre autores brasileiros contemporâneos.  Ele tem um blog no qual fala sobre várias obras e novos escritores da língua portuguesa. Confira aqui.

Estiveram no ano passado Adriana Lisboa, Luiz Ruffato, Edney Silvestre, Sérgio Rodrigues e Sérgio Roveri. O evento conta com debates, conferências, projeção de filmes e dentre outros projetos com universitários daquela instituição de ensino voltados para a literatura brasileira.

Comentários

Uma resposta para “Escritor potiguar vai participar de festival literário na França”

  1. Morto e enterrado! Huahahuah. Muito obrigado pelas belíssimas palavras e parabéns pelo talento! Artigo excelente! Allez, allez, Paris! (procurei no google…uahah)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus