O último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), realizado em 2010, apontou que o Rio Grande do Norte recebeu 3.168.027 de pessoas. Apesar destes dados ser dos últimos cinco anos, a gente vê ainda uma grande migração de estrangeiros e de outros estados brasileiros se mudando para cá. Aqui tem relato de cinco pessoas que resolveram mudar para cidade. Confira:
“Eu vim de São Paulo para Natal, sou natural de Belém. Eu me mudei para cá por conta do emprego dos meus pais (o pai é professor universitário). Sim. Eu não sei muito o diferencial de Natal em relação às outras cidades que morei (risos), porque eu não vim muito por escolha. Se comparar com as outras cidades que morei, diria o tamanho, Natal não é muito pequena, mas também não é grande e é possível encontrar um pouco de tudo aqui mesmo assim”.
Beatriz Cunacia Guedes, 22 anos, natural de Belém-PA
“Eu me mudei do Rio de Janeiro para Natal, porque a cidade era considerada a capital mais segura do país. Eu já morei em Miami e Las Vegas (nos Estados Unidos) antes de vir ao Brasil. O que mais gosto da cidade é a Praia de Ponta Negra”.
Daniel Kovacs, 18 anos, natural de Budapeste, Hungria
“Antes de morar aqui, eu vivia em Santo Antônio do Salto da Onça. Aqui é possível encontrar várias oportunidades para quem quer crescer na vida. Na minha cidade, a única maneira possível de se viver é na agricultura. Meu lugar favorito em Natal são as praias, além do maravilhoso Parque da Cidade. Um lugar muito bom”.
João Paulo Lima, 22 anos, natural de Santo Antônio do Salto da Onça-RN
“Morávamos em interior e Natal era a ideia perfeita de resolução de vida, trabalho e estudos. Era o sonho latino americano de melhoria de vida. Natal tem acesso a colégios particulares, hospitais, melhores condições de renda, de vida, e uma via para a Universidade Federal, além de ser uma melhor oportunidade de trabalho para os meus pais. Meu lugar favorito, nunca pensei muito nisso, mas eu diria que é o Midway Mall”.
Pedro Henrique, 21 anos, natural de Vera Cruz-RN
“Vim para Natal com objetivo de cursar a universidade, faço jornalismo. O diferencial de Natal é uma cidade pequena, então todo mundo se conhece, é mais rápido chegar aos cantos, as pessoas são mais receptivas. O que mais gosto da cidade são as praias, mais especificamente a praia de Pirangi”.
Liz Nóbrega, radicada em Brasília-DF