15 vias de Natal com nomes de presidente da República

15 vias de Natal com nomes de presidente da República

Compartilhe:

A república do Brasil foi criada no dia 15 de novembro de 1889. O primeiro presidente foi Marechal Deodoro da Fonseca e surgiram 36 presidente, se contar com alguns interinos. Na cidade de Natal temos 15 lugares, incluindo ruas e avenidas, com nomes de ex-líderes do território brasileiro. A lista completa pode ser conferida a seguir:

1) Prudente de Morais

avenidaprudentedemorais

Prudente José de Morais e Barros foi um advogado e político brasileiro. Foi presidente do estado de São Paulo, senador, presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1891, e o terceiro presidente do Brasil, tendo sido o primeiro político civil a assumir este cargo e o primeiro a fazê-lo por força de eleição direta. O nome dele fica em uma das principais e maiores avenidas da cidade, onde fica os principais centros financeiros, como bancos, empresas, lojas, lanchonetes e dentre outras coisas. A via começa no bairro de Candelária e termina em Petrópolis. Aproximadamente são 10 quilômetros de extensão.

2) Floriano Peixoto

É nome de uma avenida e rua da cidade. As duas vias fazem intercessão uma com a outra e ficam entre os bairros de Tirol, Petrópolis e centro. Natural de Alagoas, Floriano Vieira Peixoto foi um militar e político brasileiro. Primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, presidiu o Brasil de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894.  Pensava construir um governo estável, centralizado, vagamente nacionalista, baseado sobretudo no exército e na mocidade das escolas civis e militares. Ele teve bastante conflito com os fazendeiros naquela época.

3) Deodoro da Fonseca

Avenida Deodoro da Fonseca
Avenida Deodoro da Fonseca

O nome do primeiro presidente da república está em uma das principais avenidas do centro de Natal. A via fica a Catedral Metropolitana, colégios, hospitais, lojas, supermercado e dentre outras coisas. O Governo Deodoro foi marcado pelo esforço da implantação de um regime de Estado Republicano, mas foi caracterizado, entretanto, por grande instabilidade política e também econômica, devido às tentativas de centralização do poder, da movimentação de opositores da queda do Império, e por parte de outros setores das Forças Armadas descontentes com a situação política republicana.  A gestão dele durou apenas dois anos, quando renunciou.

4) Café Filho

O único presidente nascido no Rio Grande do Norte é o nome da avenida (Avenida Presidente Café Filho) que constitui a orla das praias de Areia Preta, do Meio e do Forte. Foi um advogado e político brasileiro, sendo presidente do Brasil entre 24 de agosto de 1954 e 8 de novembro de 1955, quando foi deposto. Foi o único potiguar e o primeiro protestante a ocupar a presidência da república do Brasil.

5) Hermes da Fonseca

Após um cruzamento, a Avenida Senador Salgado Filho se transforma em Avenida Hermes da Fonseca, que também foi presidente do Brasil. Uma das principais vias da cidade, que liga os bairros da zona Sul para Tirol e Petrópolis. É uma das rotas para ir a Ribeira, bairro mais tradicional da cidade. Hermes Rodrigues da Fonseca foi um militar e político brasileiro, presidente do Brasil entre 1910 e 1914. Ele foi sobrinho do marechal Deodoro da Fonseca, 1º presidente do Brasil.

Você pode ler também:  Produzindo cerveja artesanal na capital potiguar

6) Rodrigues Alves

Avenida Rodrigues Alves
Avenida Rodrigues Alves

O bairro do Tirol possui três avenidas com nomes de presidentes. Uma delas é a Rodrigues Alves, onde fica a Cidade da Criança, Seminário de São Pedro e o Quartel Geral da Polícia Militar. Francisco de Paula Rodrigues Alves foi um advogado, político brasileiro, Conselheiro do Império, presidente da província de São Paulo, presidente do estado, ministro da fazenda e quinto presidente do Brasil. Governou São Paulo por três mandatos e foi o nono presidente do estado de 1912 a 1916. Rodrigues Alves foi o último paulista a tomar posse como presidente do Brasil.

7) Afonso Pena

A Avenida Afonso Afonso Pena é uma espécie de ” Ruas Oscar Freire Natalense”, onde as principais lojas de grife estão instaladas, os restaurantes mais rebuscados, os principais hospitais privados da cidade e a maioria das pessoas que moram na via são de classe média alta em diante. Afonso Augusto Moreira Pena foi membro do Partido Republicano Mineiro. Antes de ser presidente, ele atuou como deputado federal, governador de Minas Gerais e vice-presidente.

8) Campos Sales

Avenida Campos Sales (Foto: Albra Empreedimentos)
Avenida Campos Sales (Foto: Albra Empreedimentos)

A avenida Campos Sales é uma espécie de anexo das duas vias citadas anteriormente e têm as mesmas características. O local fica um dos colégios mais tradicionais da cidade, o Atheneu. Manuel Ferraz de Campos Sales foi um advogado e político brasileiro, terceiro presidente do estado de São Paulo, de 1896 a 1897 e o quarto presidente da República, entre 1898 e 1902.

9) Nilo Peçanha

Após cruzar a praça Cívica, a Avenida Prudente de Morais se transforma em Nilo Peçanha, uma das menores avenidas da cidade e fica o Hospital Universitário Onofre Lopes. Nilo Procópio Peçanha foi um político brasileiro. Assumiu a Presidência da República após o falecimento de Afonso Pena, em 14 de junho de 1909 e governou até 15 de novembro de 1910.

10) Castelo Branco 

No bairro de Pajuçara existe uma Rua chamada Presidente Castelo Branco. Fica próximo ao Complexo Cultural de Natal e do campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Humberto de Alencar Castello Branco foi um militar e político natural do Cearpa. Foi um dos articuladores e primeiro presidente do período do Regime Militar instaurado pelo Golpe Militar de 1964.

11) Artur Bernardes 

No bairro do Alecrim existe a rua Presidente Artur Bernardes e fica próximo da Avenida Jaguarari. A via quase não tem estabelecimento comerciais. Artur da Silva Bernardes foi um advogado e político brasileiro, presidente de Minas Gerais de 1918 a 1922 e presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1922 e 15 de novembro de 1926. Seus seguidores foram chamados de “bernardistas”.

Você pode ler também:  Máfia do Saco Preto e Rogério Marinho está no meio

12) Washington Luís 

Duas ruas do bairro do Pitimbu tem nome de presidente, uma delas é o Rua Presidente Washington Luís e fica próximo a Avenida dos Xavantes, que liga os bairros do Planalto e Cidade Satélite. Washington Luís Pereira de Sousa foi um advogado, historiador e político brasileiro, décimo primeiro presidente do estado de São Paulo, décimo terceiro presidente do Brasil e último presidente da República Velha.

13) Getúlio Vargas 

Avenida Getúlio Vargas (Foto: Canindé Soares)
Avenida Getúlio Vargas (Foto: Canindé Soares)

Próximo da ladeira do Sol, no bairro de Petrópolis, existe uma rua chamada Getúlio Vargas, onde fica um dos principais hotéis da cidade. O local tem uma vista panorâmica da cidade e fica próximo dos prédios mais antigos de Natal.  Vargas também é nome de uma rua localizada no bairro de Cidade Nova.  Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro período foi de 1930 até 1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do “Governo Provisório”; de 1934 até 1937 como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e, de 1937 a 1945, como presidente-ditador, durante o Estado Novo. No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou.

14) Juscelino Kubitschek 

O bairro de Pitimbu tem uma rua residencial chamada Presidente Juscelino Kubitschek, que foi um médico, oficial da Polícia Militar Mineira e político brasileiro, que ocupou a Presidência da República entre 1956 e 1961, conhecido por ser fundador da cidade de Brasília.

15) Emílio Médici 

Uma das ruas do bairro de Igapó se chama Rua Presidente Médici e fica próximo ao campus da zona Norte da Universidade Potiguar (UnP). Emílio Garrastazu Médici foi um militar e político brasileiro. Foi o 28º Presidente do Brasil, entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974, durante a ditadura militar do país. Obteve a patente de General de exército.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...