Brechando/brechadas / Um pouco mais sobre a primeira tentativa de ter emissora em Natal

Um pouco mais sobre a primeira tentativa de ter emissora em Natal

Conseguimos mais informações sobre a TV Pirangi, que iria ser afiliada TV Tupi e primeira emissora particular de Natal. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Lembra que falamos da TV Pirangi que deveria ser a primeira emissora comercial de Natal? Achamos mais informações sobre o assunto.

A ideia de ter uma própria emissora comercial já existia desde 1971, quando empresários enviaram o projeto para emissora federal. Sendo que no ano seguinte, a TV Universitária, com viés educativo.

Entretanto, o senador Carlos Alberto de Souza, desde 1975, já sonhava com sua emissora própria, uma vez que Silvio Santos havia comprado um canal no Rio de Janeiro, surgindo assim a TVS. Esta, futuramente, seria o embrião do que formaria o SBT.

Em 1977, uma notícia confirmara que o Departamento Nacional de Telecomunicação (Dentel) confirmou que a primeira emissora de televisão juntamente com a chegada de novas rádios.

No ano seguinte, o Diário de Natal falou que a abertura da licitação da concessão de uma emissora em Natal foi aberta e poucos empresários souberam.

Enquanto isso, uma segunda concessão estava disponível. Logo, a abertura da concessão de uma nova emissora teve disputa até de grandes grupos políticos, inclusive do empresário Nevaldo Rocha, que queria fazer parte dos grupos acionistas.

Não deu

A segunda concessão virou a retransmissora da Globo, onde exibia a programação de Recife. A Pirangi, contudo, iria se afiliar a TV Tupi, que era concorrente do canal do plimplim. Como dito anteriormente, a autorização se deu em 1977 e tinha um ano para entrar no ar.

O empreendimento tinha o investimento do industrial Epitácio Fernandes, que também era uma figura comum na coluna social de Natal e natural de Santana do Matos. A concessão cassou em 80.

Com o fim das emissoras da Tupi em 1980, Natal e região ficavam só com dois canais de TVs. A Universitária e a retransmissora da Globo de Recife. Já em Mossoró, só ficou a TV Verdes Mares.

Durante o Governo de José Sarney, nos anos 80, vieram as primeiras afiliadas para chegar em Natal, como a TV Cabugi (Globo), TV Ponta Negra (SBT), TV Tropical (Manchete, posteriormente Record) e TV Potengi.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon