Um pouco mais sobre a primeira tentativa de ter emissora em Natal

Um pouco mais sobre a primeira tentativa de ter emissora em Natal

Compartilhe:

Lembra que falamos da TV Pirangi que deveria ser a primeira emissora comercial de Natal? Achamos mais informações sobre o assunto.

A ideia de ter uma própria emissora comercial já existia desde 1971, quando empresários enviaram o projeto para emissora federal. Sendo que no ano seguinte, a TV Universitária, com viés educativo.

Entretanto, o senador Carlos Alberto de Souza, desde 1975, já sonhava com sua emissora própria, uma vez que Silvio Santos havia comprado um canal no Rio de Janeiro, surgindo assim a TVS. Esta, futuramente, seria o embrião do que formaria o SBT.

Em 1977, uma notícia confirmara que o Departamento Nacional de Telecomunicação (Dentel) confirmou que a primeira emissora de televisão juntamente com a chegada de novas rádios.

No ano seguinte, o Diário de Natal falou que a abertura da licitação da concessão de uma emissora em Natal foi aberta e poucos empresários souberam.

Enquanto isso, uma segunda concessão estava disponível. Logo, a abertura da concessão de uma nova emissora teve disputa até de grandes grupos políticos, inclusive do empresário Nevaldo Rocha, que queria fazer parte dos grupos acionistas.

Não deu

A segunda concessão virou a retransmissora da Globo, onde exibia a programação de Recife. A Pirangi, contudo, iria se afiliar a TV Tupi, que era concorrente do canal do plimplim. Como dito anteriormente, a autorização se deu em 1977 e tinha um ano para entrar no ar.

O empreendimento tinha o investimento do industrial Epitácio Fernandes, que também era uma figura comum na coluna social de Natal e natural de Santana do Matos. A concessão cassou em 80.

Com o fim das emissoras da Tupi em 1980, Natal e região ficavam só com dois canais de TVs. A Universitária e a retransmissora da Globo de Recife. Já em Mossoró, só ficou a TV Verdes Mares.

Durante o Governo de José Sarney, nos anos 80, vieram as primeiras afiliadas para chegar em Natal, como a TV Cabugi (Globo), TV Ponta Negra (SBT), TV Tropical (Manchete, posteriormente Record) e TV Potengi.


Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí