TV Pirangi, um canal potiguar que nunca foi ao ar

TV Pirangi, um canal potiguar que nunca foi ao ar

Compartilhe:

De acordo com o Diário Oficial da União, houve uma emissora em Natal que deveria ter existido, a TV Pirangi:

Decreto nº 79193 de 03/02/1977 / PE – Poder Executivo Federal

(D.O.U. 08/02/1977)

OUTORGA CONCESSÃO A TV PIRANGI SOCIEDADE ANONIMA PARA ESTABELECER UMA ESTAÇÃO DE RADIODIFUSÃO DE SONS E IMAGENS (TELEVISÃO), NA CIDADE DE NATAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

DECRETO Nº 79.193, DE 1º DE FEVEREIRO DE 1977.

Outorga concessão à TV Pirangi Sociedade Anônima para estabelecer uma estação de radiodifusão de sons e imagens (televisão), na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , usando das atribuições que lhe confere o artigo 81, item III, combinado com o artigo 8º item XV, letra “a” , da Constituição e tendo em vista o que consta do Processo MC número 1.924-75 (Edital nº 22-75).

DECRETA:

Art 1º – Fica outorgada à TV Pirangi S.A., nos termo do artigo 28 do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão aprovado pelo Decreto nº 52.795 de 31 de outubro de 963, concessão para estabelecer, sem direito de exclusividade, uma estação de radiodifusão de sons e imagens (televisão) na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, utilizando o canal 8 (oito).

Parágrafo único – O contrato decorrente desta concessão obedecerá às cláusulas baixadas com o presente e deverá ser assinado dentro de 60 (sessenta) dias, a contar da publicação deste decreto no Diário Oficial da União, sob pena de se tornar nulo, de pleno direito, o ato de outorga.

Art 2º – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 1º de fevereiro de 1977; 156º da Independência e 89º da República.

ERNESTO GEISEL

Euclides Quandt de Oliveira

Cinco anos após a formação da TV Universitária, uma empresa chamada TV Pirangi Sociedade Anônima abriu uma empresa para instalar o primeiro canal privado do Rio Grande do Norte. 

Você pode ler também:  Primeiros programas de televisão em Natal

Seria a afiliada da antiga TV Tupi

Mascote da TV Tupi na década de 50

Precisamos falar da história da televisão em Natal, antes de contar da TV Pirangi. Os primeiros testes de transmissão de televisão no Rio Grande do Norte foram feitos entre 1958 e 1959. No final de 1959 foi instalada em Natal a retransmissora da emissora TV Rádio Clube de Pernambuco.

No início dos anos 60, entrou no ar outra retransmissora, a TV Jornal do Commercio, que tinha a sua própria programação. 

A entrada da TV Pirangi se deu primeiramente para concorrer com a Globo, que era retransmitida através do sinal da sede de Recife. A Pirangi, contudo, iria ser afiliada da TV Tupi, que era concorrente do canal do plimplim. Como dito anteriormente, a autorização se deu em 1977 e tinha um ano para entrar no ar. 

O empreendimento era capitaneado pelo industrial Epitácio Fernandes, que também era uma figura comum na coluna social de Natal e natural de Santana do Matos. 

Com o fim das emissoras da Tupi em 1980, Natal e região ficavam só com dois canais de TVs: A Universitária e a retransmissora da Globo de Recife. Já em Mossoró, só ficou a TV Verdes Mares. Durante o Governo de José Sarney, nos anos 80, vieram as primeiras afiliadas para chegar em Natal, como a TV Cabugi (Globo), TV Ponta Negra (SBT), TV Tropical (Manchete, posteriormente Record) e TV Potengi. 

Falência da Tupi e dificuldades de arranjar verba para equipamentos

Entretanto, as dificuldades de arranjar equipamentos para televisão, que eram bastante caros, fez com que demorasse o lançamento e o Governo Federal retirou a concessão no ano de 1979. Em 1980, a TV Tupi faliu e perdeu as concessões. 

Você pode ler também:  Primeiros programas de televisão em Natal

Fui tentar procurar nos jornais antigos da cidade sobre o assunto, mas traz matérias apenas da praia de Pirangi. Embora houveram outras tentativas de investir em televisão neste período. Somente informações soltas sobre o presidente da empresa. 

Entretanto, um canal do Youtube que fala sobre a história da televisão falou um pouco da TV Pirangi, onde pegamos a logo por lá. 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí